Internacional Titulo
Argentina está cautelosa sobre acordo por Malvinas
Do Diário do Grande ABC
15/07/1999 | 16:55
Compartilhar notícia


O chanceler Guido Di Tella regressou nesta quinta-feira de Londres, onde assinou um importante acordo com o Reino Unido sobre as disputadas Ilhas Malvinas, e declarou que os habitantes do arquipélago sao considerados argentinos.

O acordo firmado quarta-feira permite aos argentinos voltar a visitar as Malvinas, reivindicadas pela Argentina desde 1833, quando foram ocupadas à força pela Gra-Bretanha. Desde a guerra de 1982, perdida pela Argentina, os cidadaos desse país nao podem ir ao arquipélago.

A Aliança opositora apoiou, de um modo geral, o acordo. mas, um de seus membros, o ex-chanceler e atual deputado Dante Caputo disse que seus custos sao ``altíssimos' para a Argentina. O acordo que Di Tella assinou quarta-feira com o secretário de Assuntos Exteriores britânico Robin Cook nao menciona a questao da soberania, que a Argentina reivindica sobre as ilhas. Mas, o presidente Carlos Menem disse, na véspera, que o considerava um primeiro passo nesse sentido.

Em entrevista no aeroporto de Ezeiza, Di Tella declarou que se os ``kelpers' (habitantes das Malvinas) quiserem entrar na Argentina ``nao precisarao de passaporte, porque sao argentinos'.

Já os argentinos precisam de passaporte em dia para viajar às Malvinas. Nesta quinta-feira, Di Tella disse que ``seria melhor que os argentinos pudessem entrar no arquipélago sem precisar mostrar o passaporte' e comentou que se esse processo caminhar, como se espera, esse problema será resolvido.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;