Política Titulo
José Augusto descarta lançar sua mulher ao Paço
Gustavo Pinchiaro
Do Diário do Grande ABC
23/01/2011 | 07:22
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


O deputado estadual, José Augusto da Silva Ramos (PSDB), que não conseguiu a reeleição, desmentiu a informação ventilada na cidade de que ele seria candidato a vereador e sua mulher, a ex-vereadora Maridite Cristóvão (PSDB), pleitearia a Prefeitura em 2012. O tucano disse que este plano "não existe" e que não há uma segunda opção: ele será o candidato a prefeito.

A informação ganhou força no município por conta de uma ação judicial que o tucano e sua mulher respondem. Quando Zé Augusto governou a cidade (1989 a 1992) promoveu concurso público para contratar médicos. Ele, enquanto chefe do Executivo, e Maridite, secretária de Saúde à época, foram contratados pela Prefeitura e passaram a acumular as funções. Quando deixou o Paço, seu sucessor Gilson Menezes (PSB) denunciou a pratica à Justiça.

No dia 16, Maridite foi ouvida pelo Diário e não descartou a possibilidade de ser a candidata em 2012. Ela considerou que é "cidadã e eleitora da cidade" e pode almejar o Paço. Segundo seu marido, essa conversa nunca foi feita entre o casal. Zé Augusto rechaçou, sem constrangimento, a fala da mulher.

Sobre os problemas judiciais, que ainda não foram julgados em última instância segundo Zé Augusto, não influenciam em nada, já que o parlamentar conseguiu o direito de candidatura sem qualquer objeção da Justiça Eleitoral para disputar a reeleição à Assembleia Legislativa no ano passado.

A afirmação volta a excluir o vereador correligionário, Lauro Michels, na conjuntura a ser efetivada pelo PSDB. ele faz articulações para disputar a Prefeitura de Diadema pelo partido tendo, inclusive, cooptado lideranças políticas da cidade em torno de seu nome. Se não conseguir legenda no ninho tucano, Michels migrará para outra legenda.

Zé Augusto é o presidente do diretório municipal do PSBD e, segundo ele, tem apoio da maioria dos militantes e integrantes da executiva. Para definir o método de escolha do candidato da sigla, ele volta a dar a seguinte fórmula: "O mais votado, que sou eu, é o candidato. Se o governador vier na cidade (para atividade política) quem fala sou eu". Nas últimas cinco eleições municipais, o deputado concorreu e foi derrotado.

Michels foi considerado por Zé Augusto o causador de sua derrocada à reeleição por ter apoiado o deputado estadual Orlando Morando, do PSDB de São Bernardo na cidade. "Falei para ele me apoiar e ele seria o candidato a prefeito. Ele não quis, agora não tenho mais acordo com ele", afirmou. A informação não foi confirmada por Michels meses atrás.

Oficialmente, o vereador recebeu convite para filiação com garantia de legenda do PMDB, em conversa com a colega de Câmara, da base governista, Cida Ferreira. Michels foi procurado pela reportagem para comentar o caso, mas não atendeu aos telefonemas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;