Internacional Titulo
Rivalidade nuclear entre India e Paquistao gera tensoes na Asia
Do Diário do Grande ABC
20/04/2000 | 13:23
Compartilhar notícia


A permanente hostilidade entre India e Paquistao, ambas potências nucleares, nutre as tensoes na Asia e pesará na conferência de revisao do Tratado de Nao-Proliferaçao Nuclear (TNP) que começará em 24 de abril, em Nova York.

Praful Bidwai, especialista em questoes de defesa e co-fundador na India do Movimento pelo Desarmamento Nuclear, disse que o Sudeste asiático está se tornando o ponto de tensao mais perigoso do planeta."É mais grave que a crise dos mísseis em Cuba de 1962", declarou.

India e Paquistao mantêm meio século de hostilidade e nenhuma medida de confiança foi tomada por qualquer uma das duas partes para evitar um incidente nuclear, disse Bidwai. "Esta tensao representa o maior perigo desde a Guerra Fria", advertiu.

O TNP foi firmado em 1º de julho de 1968, antes de entrar em vigor, em 5 de março de 1970, por 25 anos. Sua validade é permanente desde 1995, mas deve ser reexaminado mediante conferências, a cada cinco anos. Assinado por 187 países, foi recusado pela India, Paquistao, Israel e Cuba.

A India alegou que o tratado é discriminatório, pois beneficiaria as cinco potências nucleares declaradas: Gra-Bretanha, França, Rússia, Estados Unidos e China. Indianos e paquistaneses realizaram testes nucleares em 1998. Os testes foram condenados pela comunidade internacional e renderam sançoes aos dois países.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;