Economia Titulo
Eletroeletrônicas fecham semestre com venda maior
Rita Norberto
Especial para o Diário
08/07/2000 | 17:30
Compartilhar notícia


  Empresas do setor de eletroeletrônicos sediadas no Grande ABC fecharam o primeiro semestre deste ano com faturamento entre 5% a 35% superiores aos do mesmo período do ano passado. Os empresários afirmam nao ter saudades do ano passado, devido à alta do dólar, que, segundo eles, paralisou todo o mercado. A Associaçao Brasileira da Indústria de Eletroeletrônicos (Abinee) ainda nao tem um balanço do primeiro semestre mas acredita em um crescimento de 10% para todo o setor no país.

A Toshiba do Brasil, fabricante de painéis, geradores e motores para indústrias, de Sao Bernardo, está entre estas empresas. Segundo o superintendente comercial, Dieickson Barbosa, no primeiro semestre houve um aumento de 43% nas vendas, de 18% na produçao e faturamento 25% maior em relaçao ao ano passado. "O primeiro semestre do ano passado foi muito ruim para toda a economia. Mas até o fim deste ano o crescimento industrial deve chegar a 6%."

Na Del Mica, fabricante de isolantes elétricos, de Sao Bernardo, o semestre nao poderia ter fechado melhor: com um faturamento 35% maior do que do mesmo período do ano passado. Segundo o gerente financeiro da empresa, Perseval Correa Neves, nos seis primeiros meses de 1999 a empresa teve um faturamento de R$ 4,8 milhoes. De janeiro a junho deste, atingiu R$ 6,5 milhoes. A produçao acompanhou o aumento, o que fez com que a empresa contratasse 20 funcionários.

Na Arlen do Brasil, de Diadema, uma das principais fabricantes de alto-falantes, a produçao de 320 mil peças mensais subiu para 400 mil. O faturamento ficou 5% maior em comparaçao a 1999, segundo Marcos Antônio Reñas, diretor comercial da empresa. "Estamos voltando a crescer."

Este primeiro semestre também foi positivo para a Alumbra Produtos Elétricos, de Sao Bernardo, que atua no segmento de materiais elétricos para instalaçoes domésticas (como tomadas e interruptores). Segundo o gerente nacional de vendas da empresa, Fernando Freire de Morais, o aumento foi de 10%, mas no faturamento.

A Conexel Conexoes Elétricas, fabricante de conectores e circuitos impressos de Sao Bernardo, fechou este primeiro semestre com um faturamento 20% maior em comparaçao ao mesmo período do ano passado. As vendas tiveram um crescimento de cerca de 20%. E a produçao acompanhou, mas nao nas mesmas proporçoes, crescendo em torno de 10%. "A alta do preço do produto importado em relaçao ao nacional está fazendo com que a indústria volte a produzir", disse o gerente financeiro, Carlos Carvalho.

Para o diretor econômico da Abinee, o economista Antônio Corrêa de Lacerda, o setor de eletroeletrônicos terá um crescimento de 10% este ano, proporcionado pela nova política cambial, que vem possibilitando maior competitividade entre as empresas, por conta da reduçao dos juros e de uma gradual recuperaçao do nível de emprego. "Estamos em um momento muito bom para o setor eletroeletrônico, de telecomunicaçoes e energia no país."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;