Setecidades Titulo
Medicina ABC oferece curso para cuidadores de Alzheimer
Bruna Gonçalves
31/05/2011 | 07:06
Compartilhar notícia


A Faculdade de Medicina do ABC realiza na terça-feira curso gratuito para cuidadores de pacientes com Alzheimer, na própria instituição. O objetivo é ajudar essas pessoas a entender sobre a doença e os cuidados necessários.

O ambulatório de geriatria da Faculdade de Medicina do ABC realiza atualmente cerca de 60 atendimentos por mês. Desses, entre 60% e 70% correspondem a casos de pacientes com mal de Alzheimer.

Para o geriatra da faculdade Leonardo Bernal, 80% dos cuidadores são familiares. "Geralmente são parceiros ou filhos que nem sempre sabem como agir com o paciente. Por isso vamos orientar, para que entendam como lidar com o comportamento dessas pessoas. Assim o estresse será menor e melhor será a assistência,"

Ele explicou que a doença não tem cura, mas o tratamento é fundamental para conter a evolução. "Um paciente, do diagnóstico até um estágio mais avançado, que leva à morte, leva cerca de oito anos. Já com o tratamento há um ganho, em média, de 12 anos."

Alteração da memória, do comportamento e dificuldades para realizar tarefas diárias são alguns dos sintomas da doença. "Quanto mais idoso, mais propenso à doença. Aos 60 anos, a doença atinge 1%, aos 80 chega a 15% e aos 85 aos 40%. Tanto homens e mulheres têm as mesmas chances, porém nas mulheres são mais evidentes devido à maior longevidade, se comparada ao homem."

 

INSCRIÇÃO

O curso acontece às 19h, no Anfiteatro Paulo Goffi, no prédio central da faculdade (Avenida Príncipe de Gales, 821, Vila Príncipe de Gales, em Santo André). As inscrições podem ser feitas das 14h às 17h, pelo telefone 4993-5435.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;