Política Titulo
Só o PT não vota em Amedeo Giusti
Miriam Gimenes
Do Diário do Grande ABC
14/12/2006 | 22:35
Compartilhar notícia


Amedeo Giusti (PV) é o próximo presidente da Câmara de São Bernardo. Quinta-feira, na última sessão do ano, o sucessor de Laurentino Hilário (PSDB) obteve 17 votos e derrotou o candidato da oposição Wagner Lino (PT), que conseguiu apenas três – o quarto petista, José Ferreira, estava ausente.

Embora a vitória já fosse prevista – a base de sustentação acertou tudo na quarta-feira – a oposição reclamou da falta de espaço na nova composição da Mesa Diretora.

“Nós tentamos acordo, mas não quiseram. Eles têm medo de desafiar a administração”, criticou Lino.

Tião Mateus (PT), que também defendia maior participação do partido na Casa, ficou insatisfeito com o resultado. “Nós temos a segunda maior bancada da Câmara (a primeira é o PSB, com cinco parlamentares), mas não conseguimos ter espaço.”

Já o presidente eleito prometeu fazer administração “democrática” nos próximos dois anos, embora a próxima direção seja formada apenas por governistas. “Isso (resultado) faz parte da política. A oposição está no direito dela de reclamar.”

Giusti assegura que em seu biênio encaminhará, antecipadamente, para a oposição os projetos enviados em urgência pelo Executivo. “Isso é para termos uma discussão legislativa à altura. É uma forma de atender a reivindicação deles.”

Além de Giusti, a futura Mesa Diretora terá Ivanildo de Santana (PSB) como vice-presidente; Martins Martins (PV), primeiro secretário, e Cabrera (PSDC), segundo secretário.

Os parlamentares escolheram também quinta-feira os integrantes das comissões da Casa. As principais – Comissão de Fiscalização de Contratos e Convênios e a de Redação e Justiça – serão comandadas por Carlos Maciel (PDT) e Hilário. A oposição ficou com quatro suplências.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;