Cultura & Lazer Titulo
México homenageia 'Chaves' neste sábado
Do Diário do Grande ABC
31/03/2000 | 11:15
Compartilhar notícia


Roberto Gómez Bolaños, um dos atores mais idolatrados por milhoes de crianças latino-americanas, que o conhecem como ``Chaves', terá este sábado uma homenagem que se prolongará por todo o dia na rede Televisa.

Frases como ``Nao contavam com minha astúcia' viraram uma marca de seus personagens, que chegaram a ter 60% da audiência televisiva no México.

Mas nao apenas no México. Crianças de quase todos os países da América Latina, desde a Argentina até a América Central, passando pelo Brasil, conheceram as expressoes mexicanas graças aos programas de Bolaños.

Um programa-homenagem sobre a carreira do comediante, batizado de ``Nao contavam com minha astúcia', além de noticiários especiais, exibiçao de filmes e a participaçao de mais de 40 atores, atrizes e comediantes que trabalharam com Bolaños, fazem parte da homenagem da Televisa.

Os programas de Bolaños se caracterizaram por um humor criativo, às vezes irônico, e pela variedade de personagens. Os atores confessaram ter que fazer um grande esforço para conter o riso durante as gravaçoes. Gómez Bolaños, que acaba de completar 71 anos, abandonou os estudos quando cursava o terceiro ano de Engenharia e resolveu se tornar argumentista de programas cômicos. Em 1970, nasceu ``Chespirito' e, um ano depois, ``Chaves', exibido no Canal 8. Depois, viriam ``La chilindrina', ``Sr. Barriga' e ``Chapolin Colorado', cujas frases inacreditáveis se tornaram célebres.

Mas Gómez Bolaños também sabia ser sério e sensível: tirou de cena a personagem ``Popis' (uma menina fanha), depois de receber uma carta de uma mae que contava como sua filha, que tinha o mesmo problema, sofria ao assistir ao programa.

O ponto forte da homenagem da Televisa será a exibiçao do programa-homenagem, que apresentará os momentos mais importantes da carreira do ator.

Mais de 40 artistas que acompanharam Bolaños ao longo de sua carreira, entre eles Verônica Castro, Gaspar Henaine ``Capulina', Ernesto Alonso, Eugênio Derbez, Adal Ramones, Carlos Ponce, Graciela Mauri, Julio Savala e Yordi Rosado, estarao ao lado do comediante na homenagem.

Outro programa será ``Sigam-me os bons' (frase do Chapolin), em que serao premiados os vencedores do concurso de imitaçao do personagem. A Televisa dedicará parte de sua programaçao à carreira de Bolaños, incluindo filmes como ``Don ratón, don ratero' e uma ediçao especial do telejornal Hoy, dedicada ao comediante.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;