Memória Titulo
Os Marson da Linha Jurubatuba
Ademir Medici
21/08/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


 No tempo da imigração, e pelas décadas afora, todo o trânsito na interligação São Paulo a Santos passava pela Rua Marechal Deodoro, que era um dos trechos urbanos do Caminho do Mar ou Estrada do Vergueiro, em São Bernardo.

Então veio a Anchieta. Projetou-se um pequenino viaduto para que o Centro pudesse ser ligado com as colônias. Um viaduto tão pequeno que, diziam brincando, era exclusivo para a passagem do caminhãozinho do Joanin Sacilotto, talvez o único colono a ter um caminhão.

Décadas depois, que luta foi alargar o Viaduto do Assunção, no 22,5...

Dizia-se, também, que o caminhãozinho do Sacilotto foi usado num dos filmes do Mazzaropi, incorporando-se ao acervo do Jordano Martinelli, o que criou o cão Duque para o cinema nacional

Neste segundo dia da Semana São Bernardo, Giovanni Breda (1884-1965), pelas mãos da neta Cecília, nos leva à família Marson.

Vejam os sobrenomes: Bonício, Breda, Marson... todos de origem italiana, todos fundadores da Linha Jurubatuba, de 1877, uma das linhas coloniais pioneiras do Núcleo Colonial de São Bernardo.

Temos um Angeli entre os sobrenomes, o da menina de branco, Ana Marson Angeli. Pois os Angeli, apelidados ‘Venessia’, também vieram da Itália, estabelecendo-se na Linha Galvão Bueno, a que interliga os atuais bairros Demarchi e Batistini.

Depois de residir por muitos anos na Ponte Alta, localidade extinta do antigo Caminho do Mar, entre os atuais Jardim Silvina e Areião, os Angeli mudaram-se para a Linha Jurubatuba, influindo na alteração do nome da antiga linha para bairro Assunção.

E a menina Ana, de branco, se casaria bem mais tarde com um dos Angeli, o Gijão – e como foram animados os encontros entre esses italianos trabalhadores e idealistas, que construíram na raça polos referenciais como a capelinha dos Casa e a Matriz do Assunção!

Da menina Ana, uma curiosidade: com a criação da indústria automobilística, ela e o marido adquiriram um dos primeiros jipes da Willys Overland do Brasil, um jipão de guerra que ela preservou – e dirigiu – até quase o fim da vida.

A FOTO

A paisagem chama a atenção: paisagem rural, com o arvoredo típico das colônias e o galpão onde eram guardadas as carroças e charretes e arreios...

n Na frente: Antonia Marson Bonício, Tereza Breda Marson, Ana Marson Angeli, Pedro Marson e Angelina Marson Bonício;

n Em pé: Luiz Marson, José Marson, Maria Marson Valério, Regina Marson, João Marson, Angelo Marson e Antonio Marson. Chama a atenção, também, a timidez da moça sentada à esquerda, a Antonia Marson. Lindíssima. Nós a conhecemos, mãe do nosso colega de grupo escolar, o Claudio Antonio Bonicio, cuja casa ficava próxima à antiga Coap, ao armazém do Bento – de uma das famílias mais antigas da Borda do Campo – e ao primeiro campo de futebol do Triângulo, orgulho do bairro Assunção.

Diário há 30 anos

Quinta-feira, 21 de agosto de 1986 – ano 29, edição 6217

Manchete – Reforma administrativa vai ser apenas parcial

Grande ABC – Intenso nevoeiro atinge a região.

São Bernardo – Populares interditam Avenida Capitão Casa pela falta de segurança para pedestre.

Mauá – Prefeito Leonel Damo deixa o PMDB.

Informática – Empresários desejam lei para software.

Cultura – Nona Bienal Internacional do Livro no Ibirapuera. Mais de 100 mil títulos mostram o caminho das letras.

Polícia – Marginais continuam na região após fugir de cadeias.

News Seller há 50 anos

Domingo, 21 de agosto de 1966 – ano 9, edição 433

Manchete – Mauá, município esquecido: terraplenagem sem planejamento e escolas com um deficit de 35% em salas de aula

Em 21 de agosto de...

1916 – A guerra. Do noticiário do Estadão: os aliados nos Balkans.

1951 – Acidente com ônibus em Utinga, Santo André, mata seis pessoas e fere outras 36. Procedente de Camilópolis, o veículo descia a Rua Sidney, desgoverna-se e cai numa valeta.

1956 – Alfredo Martinelli, presidente do recém-fundado Clube Orquídeas e Canários, de Santo André, profere palestra sobre plantas no salão da Biblioteca Municipal de Santo André.

1976 – Aberto no Teatro Municipal de Santo André o 2º Encontro de Sociedades Amigos de Bairros do Grande ABC.

n Iniciado no Ginásio Lauro Gomes, em São Caetano, o 2º Encontro de Conhecimentos Estudantis, com apoio do Diário.

Hoje

Dia da Habitação

Dia das Vocações Religiosas

Santos do Dia

São Pio X (Riese, Itália 1835-Roma 1914). Foi papa de 1903 até a sua morte. Seu lema, ‘Tudo restaurar em Cristo’.

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR

Ciríaca

Humbelina

Municípios Brasileiros

Celebram seus aniversários neste dia 21 de agosto: Chapadão do Céu (Goiás), Nilópolis (Rio de Janeiro), Porciúncula (Rio de Janeiro), São João de Meriti (Rio de Janeiro) e Wagner (Bahia).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;