Internacional Titulo
Peru e Brasil se comprometem a proteger Amazônia
Da AFP
24/02/2006 | 21:47
Compartilhar notícia


Os governos do Brasil e Peru se comprometeram nesta sexta-feira a implementar mecanismos conjuntos para proteger a Amazônia, durante o segundo dia do VI EcoDiálogo Nacional e Primeiro Ecodiálogo Amazônico que acontece na cidade de Iquitos (selva do Peru).

A ministra brasileira do Meio Ambiente, Marina Silva, e o chefe da Comissão de Ambiente do Peru, Carlos Loret de Mola, também apoiaram a necessidade de assinar acordos de cooperação bilateral ambiental, informou o Conam (Conselho Nacional do Meio Ambiente) em uma nota.

"Temos de assinar acordos de cooperação bilateral ambiental. Apenas uma estratégia comum de preservação da biodiversidade poderá manter nossa Amazônia", disse a ministra Marina Silva, em uma coletiva de imprensa.

Os funcionários se comprometeram a velar por 81% da Amazônia mundial, "que representa a soma das selvas de Peru e Brasil".

A ministra comentou que é preciso harmonizar ambas as legislações. "Talvez não possam ser similares, mas temos de trabalhar com critérios parecidos em determinados aspectos amazônicos", explicou.

Já o peruano Carlos Loret de Mola destacou que se deve trabalhar de forma conjunta nos temas orientados a cuidar da biodiversidade amazônica.

"Já temos vários convênios assinados, como o destinado a combater as atividades ilícitas predatórias", comentou, acrescentando que se está trabalhando arduamente em futuros tratados de conservação da Amazônia, dos recursos hídricos e para amenizar os possíveis impactos de megaprojetos, como o da Rodovia Transoceânica.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;