Práticas de preparar, as pizzas congeladas ou refrigeradas contêm quantidades excessivas de sódio e de gordura saturada, segundo análise de rótulos de 20 produtos feita pelo Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor). Na pesquisa, dois pedaços de pizza apresentaram, em média, 1.200 mg de sódio, metade do recomendado para o consumo diário de um adulto.
Segundo o Idec, a quantidade de sódio em dois pedaços de pizza equivale à presente em 20 pratos com arroz, feijão, filé de frango e salada de alface, pepino, cenoura e beterraba.
Dois pedaços de pizza de mussarela das marcas Carrefour, Compre Bem, Extra, Frescarini e Wall-Mart possuem 65% do sódio recomendado para um dia. Já a do Supermercado Dia apresenta menos sódio (340 mg por pedaço) e mais gorduras trans (0,75 g) – a OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda que se consuma 2 g por dia.
As gorduras saturadas foram encontradas em grande quantidade em 13 pizzas analisadas. De acordo com o Idec, as campeãs são as pizzas de mussarela da Sadia e da Perdigão, com 20 g e 11,4 g, respectivamente, em cada dois pedaços.
De acordo com o coordenador da análise, Carlos Thadeu de Oliveira, a ingestão diária de gordura deve ser de 22 g.
A embalagem da pizza de calabresa da Perdigão não informa o teor de sódio, mas o de cálcio. Outro erro encontrado foi na embalagem de pizza de calabresa do Sonda, onde o sódio aparece em gramas em vez de miligramas.
O consumo excessivo de sódio pode causar aumento da pressão arterial, problemas cardíacos, sobrecarga renal e obesidade. Já a gordura saturada deposita-se nas paredes das artérias e pode trazer sérios problemas cardiovasculares.
Empresas - As empresas afirmam que a quantidade de gordura saturada e de sódio são características do queijo mussarela. A Perdigão afirma que os produtos seguem as especificações recomendadas pela legislação.
Já a Sadia diz que a redução do sódio é uma preocupação constante. O Dia diz que todas as pizzas congeladas estão em análise para redução de gordura trans.
O Carrefour alega que oferece linha de produtos light com baixo teor de sódio e o Wall-Mart afirma que os níveis de gordura e sódio estão dentro dos padrões. E o Sonda afirma que a falha na embalagem da pizza de calabresa será revista.
O Grupo Pão de Açúcar e a Frescarini não responderam à reportagem.