Política Titulo
Dias rebate críticas à proteçao às testemunhas
Do Diário do Grande ABC
26/11/1999 | 15:31
Compartilhar notícia


O ministro da Justiça, José Carlos Dias, rebateu, na manha desta sexta-feira, as críticas ao programa nacional de proteçao às testemunhas e disse que o Ministério dispoe de verbas suficientes para garantir as medidas. "Nao vai haver problemas de falta de recursos", assegurou Dias, que participou no Instituto dos Advogados de Sao Paulo (IASP), em Sao Paulo, da palestra "O Novo Projeto de Reforma do Judiciário".

Segundo ele, o orçamento deste ano, destinado ao programa, é de R$ 1,2 milhao. Instituído em agosto, no âmbito da Secretaria Nacional de Direitos Humanos, ligada ao Ministério da Justiça, o programa vem sofrendo críticas de testemunhas e advogados, que acusam o governo de falhas na proteçao dos colaboradores da Justiça. "Tem gente que se queixa sem razao", disse o ministro.

Dias informou que o programa já inseriu 127 pessoas com direito legal à proteçao, e mais 45 testemunhas que se sentem ameaçadas e procuram ajuda do governo. "Houve uma demanda enorme, muito acima da prevista, em razao da CPI do Narcotráfico e dos inquéritos da Polícia Federal", justificou Dias. "Isto causa um grande problema porque o efetivo da PF é limitado." O ministro confirmou a abertura de concurso, no próximo ano, para a contrataçao de mil novos policiais federais.

Dias criticou o uso do autoritarismo e pregou o respeito às garantias individuais no processo de combate ao narcotráfico. "O narcotráfico tem que ser enfrentado dentro das regras do regime democrático", sustentou. "Nao temos o direito, como governo, de aumentar a insegurança e o medo dos cidadaos", afirmou Dias, sem fazer referências diretas à CPI do Narcotráfico. Sobre os trabalhos da comissao, Dias disse que a CPI está "cumprindo seu papel", mas nao quis fazer comentários sobre os últimos depoimentos, entre eles o do legista Fortunato Badan Palhares. "Eu nao vou ficar me pronunciando sobre cada ato da CPI", disse.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;