Internacional Titulo
Congo está de luto depois de mortes em partida de futebol
Das Agências
30/04/2001 | 16:38
Compartilhar notícia


A "capital mineira" da República Democrata do Congo (RDC), Lubumbashi, acordou de luto nesta segunda-feira, depois do pânico coletivo que causou pelo menos dez mortes e deixou 51 feridos neste domingo, em uma partida de futebol entre os dois clubes mais populares da cidade.

Nesta segunda-feira, familiares se dirigiram até as clínicas e centros médicos da cidade (1.600 km ao Sudeste de Kinshasa) em busca de parentes que compareceram no domingo ao estádio de La Kenia para o tradicional clássico entre o FC Lupopo e o Tout Puissant Mazembe, segundo um habitante entrevistado em Kinshasa.

Segundo a rádio oficial, as autoridades sanitárias falam de 10 mortos e 51 feridos. No entanto, o balanço final pode ser mais elevado. Algumas pessoas feridas estão em estado muito grave.

Além disso, o necrotério do hospital geral estava fechado neste domingo à noite por problemas de corte de eletricidade e não é seguro que todos os mortos tenham sido levados pelas famílias para outros estabelecimentos hospitalares da cidade, explicou uma fonte médica.

Por outro lado, o governador da província de Katanga, da qual Lubumbashi é a capital, bloqueou a renda da partida, válida pelo campeonato da província, classificatório para o torneio que designará o campeão da RDC no final da temporada.

O dinheiro será utilizado para os funerais dos falecidos e para os cuidados médicos dos feridos, segundo a mesma fonte.

A Federação Congolesa de Futebol (Fecofa) deve enviar uma comissão de investigação para tentar determinar as causas do incidente, que transformou em tragédia a partida entre os dois clubes, que habitualmente é disputada em um ambiente de festa, confirmou uma fonte ligada à federação.

Neste domingo, no estádio de La Kenia, com capacidade para 30 mil espectadores, "não cabia mais um alfinete", segundo um torcedor. A festa se transformou em pesadelo aos 80 minutos, quando o TP Mazembe empatou o jogo. Torcedores do FC Lupopo começaram a insultar os do TP Mazembe, atual campeão da RDC, que disputa a Liga dos Campeões da África. Aos insultos se seguiram pedradas contra o campo de jogo e, segundo a rádio oficial, tumultos nas arquibancadas. O árbitro teve que interromper a partida.

Torcedores furiosos invadiram o campo. A polícia interveio para dispersá-los, utilizando gás lacrimogêneo, segundo um torcedor.

O pânico se instalou no estádio. Segundo a mesma fonte, uma grade metálica de quarenta metros de comprimento, que separava a arquibancada central de uma arquibancada lateral, caiu sobre os torcedores em decorrência da pressão da multidão.

Alguns torcedores foram pisoteados e outros asfixiados durante a correria em direção às saídas do estádio.

Segundo a rádio oficial, "as portas do estádio estavam totalmente fechadas", o que atrasou a saída dos torcedores.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;