Internacional Titulo
Presidentes europeus condenam a violência por charges de Maomé
Da AFP
05/02/2006 | 14:49
Compartilhar notícia


Sete presidentes europeus, reunidos a convite do presidente alemão Horst Koehler, condenaram neste domingo a violência desatada pela publicação das caricaturas do profeta Maomé em várias publicações européias. No mesmo encontro, eles também pediram respeito às crenças religiosas. Estavam presentes os presidentes da Itália, Portugal, Hungria, Áustria, Finlândia e Letônia.

"O combate e as ameaças são inaceitáveis independentemente das circunstâncias", afirmou o presidente alemão.

A liberdade de opinião é um elemento indissociável das democracias européias. Mas a responsabilidade e o respeito aos outros e às suas crenças religiosas também fazem parte da liberdade", afirmou Koehler,

O presidente austríaco, Heinz Fischer, país que está na presidência semestral da União Européia, também fez um apelo pela paz. "É importante que na União Européia falemos com uma só voz sobre esse assunto", enfatizou.

Neste final de semana, foi registrada uma onda de violência na Síria e no Líbano, contra os países nórdicos, em particular a Dinamarca, onde foram publicadas pela primeira vez as charges em questão.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;