Política Titulo Articulação
PSDB tem cenário
favorável para vice

Em São Caetano, partido briga forte para ter vaga na chapa
encabeçada pelo PTB, provavelmente com Regina Maura

Cynthia Tavares
Do Diário do Grande ABC
23/02/2012 | 07:19
Compartilhar notícia


O PSDB de São Caetano tem cenário favorável para emplacar o vice da chapa encabeçada pelo PTB, provavelmente com Regina Maura Zetone. Os tucanos articulam junto ao grupo governista a indicação de um integrante do partido para a dobrada. O reitor da USCS, Silvio Minciotti, é o favorito para a indicação.

A presença do PSDB na majoritária colocaria fim da chapa pura em São Caetano. Contudo, a aliança com os tucanos seria benéfica, pois garantiria o governador Geraldo Alckmin (PSDB) no palanque de Regina, avaliam integrantes do governo petebista.

Além disso, o PSDB sempre registrou bons índices em eleições na cidade. No segundo turno da eleição presidencial, em 2010, por exemplo, o candidato tucano José Serra conquistou no município 68,9% dos votos válidos, contra 31% de Dilma Rousseff (PT). No primeiro turno, o candidato tucano também venceu: ele teve 52,8% dos sufrágios, enquanto a petista angariou 23,4%.

Pela disputa ao Palácio dos Bandeirantes, o partido também impôs derrota aos petistas. Geraldo Alckmin (PSDB) obteve 61,6% dos votos válidos, enquanto Aloi-zio Mercadante computou 22,9%. O tucano acabou vencendo o pleito na primeira etapa. O quadro mostra uma São Caetano conservadora e tipicamente tucana.

O prefeito José Auricchio Júnior (PTB) também será beneficiado. O chefe do Executivo teria apoio dos tucanos para a eleição de 2014, quando deve concorrer a uma vaga de deputado estadual.

CAUTELA

Apesar de encabeçar as bolsas de apostas, Silvio Minciotti mantém cautela e reitera que o diretório possui diversos nomes aptos para a disputa. O secretário municipal de Segurança, Moacyr Rodrigues, e o ex-prefeito Antônio José Dall'Anese também aparecem entre os cotados, mas com menores chances. "Não temos ninguém com restrição", salienta Minciotti, presidente municipal da legenda.

Os principais pontos favoráveis ao dirigente tucano são o bom trânsito com setores da Educação e a proximidade com a cúpula do PSDB estadual. Fontes do Palácio da Cerâmica analisam que é importante ter uma figura representativa do ramo educacional na chapa, pois Regina Maura representa a Saúde.

O dirigente partidário, responsável pelas conversas pela vice, diz que a composição ainda precisa ser discutida na executiva e com o próprio governo petebista. "Temos essa disposição. Ainda há todo um caminho a seguir. É bom não precipitar as coisas", analisa.

Nas últimas semanas, o nome de Moacyr Rodrigues foi ventilado nos bastidores. Mas sofre resistência na Câmara, porque sua escolha na chapa majoritária beneficiaria seu genro, Beto Vidoski (PSDB), que disputará cadeira no Legislativo. "Por meio da executiva municipal, vamos defender que o partido precisa disputar a vice", afirma. O tucano pondera quanto à sua indicação e diz que o debate será feito internamente. Dall'Anese corre por fora, sem muita pretensão à vaga de vice.

Cicaroni também figura entre os principais cotados

Luiz Antonio Cicaroni (PP), chefe de Gabinete do prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior, também tem articulado seu nome para ser o companheiro da pré-candidata ao Paço Regina Maura Zetone na chapa majoritária.

O progressista é conhecido da população por conta de atender diariamente os munícipes que vão até a Prefeitura efetuar reclamações ou buscar esclarecimentos dos serviços públicos.

Porém, comparado ao PSDB, o partido não agrega forças estaduais e nacionais à chapa. Em âmbito municipal, a sigla possui o vereador Chico Bento como representante no Legislativo são-caetanense.

Cicaroni é visto como nome pragmático e que somaria na formulação do programa de governo, por conhecer bem a cidade.

Apesar de ainda acreditar que poderá desbancar Regina Maura na indicação de Auricchio, o secretário de Esportes e Turismo, Gilberto Costa (PTB), aparece como terceira opção reavivando a possibilidade de chapa pura.

O petebista é colocado no cenário por conta do seu potencial nas urnas. Na última eleição, foi o parlamentar mais votado da história da cidade, com 5.883 votos. Caso não consiga se manter na disputa majoritária, Gilberto deve tentar novamente uma cadeira na Câmara.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;