Economia Titulo Balanço
Queixas contra bancos sobem 43%

De janeiro de 2011 até mês passado nº de reclamações
saltou de 717 para 1.022, avanço de 43% em 12 meses

Erica Martin
Do Diário do Grande ABC
23/02/2012 | 07:30
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As reclamações contra as instituições financeiras, que têm mais de 1 milhão de clientes - o que inclui Itaú, Banco do Brasil, Santander, Bradesco, HSBC, Banrisul, Caixa Econômica Federal e Banco do Nordeste - subiram de 717 em janeiro de 2011 para 1.022 no mês passado, avanço de 43% em 12 meses.

Ao comparar os dados de janeiro com o mês de dezembro, quando foram registradas 914 queixas, o avanço foi de 12%. As informações são do ranking das instituições mais reclamadas divulgado ontem pelo BC (Banco Central).

RANKING - Entre os oito bancos listados no levantamento do BC, o Itaú aparece em primeiro lugar com 252 reclamações, em seguida estão o Banco do Brasil (256), Santander (157), Bradesco (157) e HSBC (24). A posição no ranking leva em conta queixas procedentes e improcedentes.

Conta e débitos não autorizados aparecem no topo da lista dos problemas mais recorrentes com 271 registros.

Na sequência, com 194 registros, estão as cobranças irregulares e serviços não contratados, mas que são debitados na conta-corrente do cliente sem sua autorização e consentimento.

De acordo com a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), quatro motivos justificam o aumento das queixas: elevação da base de clientes das instituições financeiras; maior grau de exigência dos consumidores; as fusões dos bancos; e o crescimento do consumo de produtos, como financiamentos e cartões, em 20% ao ano.

SOLUÇÃO - Segundo o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), o primeiro passo para tentar solucionar problemas bancários é procurar a instituição onde é correntista e tentar resolver a situação amigavelmente por meio do SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor).

Mas o Idec aconselha registrar a queixa por escrito. E o cliente deve ter guardar com ele o comprovante da reclamação efetuada, que pode ser o protocolo do banco pelo recebimento do documento ou o aviso de recebimento do correio.

Caso o problema não seja solucionado ou a instituição demorar mais do que cinco dias para atender a solicitação, o consumidor deve procurar a ouvidoria, que deve ser oferecida por todos os bancos através de uma linha 0800. A instituição, então, terá o prazo de 15 dias para dar resposta conclusiva em relação à demanda do cliente.

Se o SAC e a ouvidoria não retornarem a solicitação, o correntista deve procurar o Procon mais próximo de sua residência. Além disso, a recomendação do Idec é registrar a queixa junto ao Banco Central. A autarquia não tem como objetivo principal a solução do problema individual apresentado pelo consumidor, mas sim de demandas em grupo.

É possível fazer a queixa pelo próprio site da instituição no endereço www.bcb.gov.br no espaço ‘Reclamações e denúncias contra bancos'. Nesse local, o consumidor pode ter acesso a outras queixas e, ao registrar a sua, proporcionará que outros cidadãos se informem sobre os problemas recorrentes no banco e, quem sabe, tentar evitá-los. Caso não tenha solução por meio de nenhum dos órgãos procurados, aí então, o cliente terá de recorrer à Justiça.

 

 




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