Economia Titulo
Países latinos pedirão 2ª arbitragem da OMC para banana
Da AFP
02/08/2005 | 12:37
Compartilhar notícia


Os produtores latino-americanos de banana recorrerão a uma segunda arbitragem ante a OMC (Organização Mundial do Comércio) se a UE (União Européia) decidir manter um tarifa elevada para a importação de fruta da região. A afirmação foi feita nesta terça-feira pelo ministro equatoriano do Comércio Exterior, Oswaldo Molestina.

"A UE tem a obrigação de fixar um novo nível tarifário seguindo as recomendações da OMC", afirmou o funcionário, depois que a OMC considerou que a tarifa que a comunidade européia quer impor à banana latino-americana é muito alta.

"Se o nível tarifário da UE voltar a ser considerado excessivo pelos países latino-americanos, estes podem recorrer a uma segunda arbitragem que, no mais tardar em 1º de outubro, deverá emitir um pronunciamento sobre o novo nível proposto", acrescentou.

Os três especialistas designados pela OMC estimaram que a tarifa de 230 euros (US$ 279) por tonelada que a UE pretende impor a partir de 1º de janeiro de 2006 é muito alta para permitir aos latino-americanos que mantenham sua cota no mercado europeu, por isso Bruxelas deverá reduzi-la.

Dessa maneira, a OMC deu razão aos nove países da região - Brasil, Costa Rica, Colômbia, Equador, Honduras, Guatemala, Nicarágua, Panamá e Venezuela - que viam perigar sua cota no mercado europeu.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;