Cultura & Lazer Titulo
Abujamra estréia sua adaptação de ‘Fausto’
Mauro Fernando
Do Diário do Grande ABC
30/04/2003 | 20:23
Compartilhar notícia


Por um lado, a impotência da condição humana; por outro, a corruptibilidade. Adaptação livre de Antônio Abujamra para Fausto, de Johann Wolfgang von Goethe (1749-1832), Mephistópheles estréia nesta quinta-feira no Teatro Popular do Sesi, em São Paulo, com elenco formado por Mariana Muniz, Selma Egrei e o próprio Abujamra. Ao lado de Hugo Rodas, Abujamra assina a direção.

Mephistópheles (Abujamra) é quem detém o poder e comanda as relações entre os três personagens – a adaptação preservou Fausto (Selma) e Margarida (Mariana). A montagem não se preocupa em reproduzir a história original, embora mantenha a trajetória do Fausto de Goethe – e o ponto básico, o pacto com Mephistópheles.

“Em meio a questões sociais, políticas, filosóficas e religiosas, a peça fala sobre como o homem se deixa corromper. Mordaz e provocativo, o texto mostra a podridão do ser humano”, diz Selma. Tons de deboche e ironia predominam sobre o de denúncia.

Se o texto de Abujamra dispensa a linearidade usual, a encenação se afasta da estética realista. “Utilizamos milhões de elementos de diferentes tendências”, diz Rodas. Tudo é simbólico, incluindo o tratamento dado ao relacionamento entre Fausto e Margarida. “É um espetáculo plástico, resolvido corporalmente”, afirma Selma.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;