Nacional Titulo
Anvisa: controle da aplicação de agrotóxicos melhorou
Do Diário OnLine
Com Agências
07/10/2005 | 17:04
Compartilhar notícia


A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) divulgou nesta quinta-feira, em Recife (PE), os novos resultados do Para (Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos). O acompanhamento feito ao longo dos três últimos anos mostra que houve uma melhora no controle da aplicação de agrotóxicos nas culturas analisadas.

Apesar do resultado, ainda é possível reduzir a presença de agrotóxicos nos alimentos oferecidos ao consumidor. É o caso da alface, que apresentou um aumento nos níveis de ingredientes tóxicos, e do morango, que mesmo tendo reduções, ainda possui um índice alto de contaminação.

Para o diretor da Anvisa, Cláudio Maierovitch, a questão dos agrotóxicos é extremamente delicada, pois significa trabalhar com riscos que podem se acumular ao longo do tempo e causar problemas que não são imediatos e nem sempre são visíveis.

Resultados - Os alimentos analisados pelo Para foram coletados em supermercados, nos Estados do Acre, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Tocantins e no município de São Paulo.

Entre 2001 e 2004, foram analisadas 4001 amostras de alimentos in natura. Dessas amostras, 2.032 apresentaram algum tipo de resíduo. Em alguns casos, as amostras acumulavam mais de um tipo de resíduo, totalizando a identificação de 3271 resíduos de agrotóxicos.

De todos os resíduos encontrados, 71,5% estavam regulares, de acordo com a legislação vigente. Dos 931 resíduos irregulares, 83,4% eram de agrotóxicos não autorizados para a cultura analisada. O restante das irregularidades, 16,6%, era de resíduos encontrados em níveis acima do permitido pela legislação.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;