Economia Titulo
Ações de bancos brasileiros têm melhores retornos em 2009
Pedro Souza
Do Diário do Grande ABC
13/01/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


Quatro bancos brasileiros tiveram as ações mais rentáveis de 2009 na região que abrange a América Latina e os Estados Unidos. Sediado em São Paulo, mas com origem cearense, fundado em 1938, o BicBanco teve sua ação preferencial (sem direito a voto em assembleia) valorizada em 535,7% no ano passado, conforme pesquisa divulgada pela consultoria Economatica.

No Grande ABC, a instituição financeira mantém uma unidade, no Centro de Santo André.

Em segundo lugar do ranking aparece a ação preferencial do PanAmericano, com variação positiva de 483,5%. O banco possui seis agências na região.

Avançando na lista, as ações preferenciais do Banrisul (Banco do Estado do Rio Grande do Sul) alcançaram o terceiro lugar, com alta de 277,7%.

As ações ordinárias (com direito ao voto em assembleia) do Banco do Brasil subiram 191,2% no período. O banco estatal é a maior instituição bancária do País em ativos totais, com R$ 669,9 bilhões em setembro de 2009, segundo dados do Banco Central do Brasil.

DOSE DUPLA - Itaú-Unibanco e Bradesco, respectivamente segundo e terceiro maiores bancos do País, também tiveram suas ações ordinárias e preferenciais listadas entre as dez melhores de 2009.

Em sétimo e oitavo estão as preferenciais, respectivamente, do Itaú-Unibanco e do Bradesco. Seguindo a mesma ordem, aparecem as ordinárias de ambos, na nona e décima posições. Os papéis com direito ao voto da Nossa Caixa figuram em 23º lugar, com valorização entre janeiro e dezembro de 2009 de 34%.

Os papéis dos bancos JP Morgan Chase e Goldman Sachs, gigantes do setor financeiro norte-americano, conquistaram a 13ª e 22ª posições, respectivamente.

Para o economista da corretora Gradual Investimentos, André Perfeito, é importante considerar a liquidez dos papéis dos bancos para classificá-los como interessantes aos investidores. Ele explica que pode haver a alta, mas é necessário que exista mercado comprador para vender esses papéis, ou seja, a possibilidade de liquidez.

"Levando em consideração o aumento expressivo de crédito ao consumidor, é importante que o investidor avalie bem os resultados dos bancos para adquirir seus papéis", diz Perfeito.

Ele explica que o crédito ao consumidor, como produto dos bancos, reflete diretamente nas receitas das instituições financeiras, que proporcionam efeitos nos valores das ações.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;