Internacional Titulo
Jornal panamenho defende eleiçao de Fujimori
Do Diário do Grande ABC
02/06/2000 | 16:02
Compartilhar notícia


O jornal La Estrella de Panamá defendeu, nesta sexta-feira, a legitimidade da reeleiçao do presidente peruano Alberto Fujimori e afirmou que o candidato oposicionista Alejandro Toledo errou ao decidir retirar-se do segundo turno eleitoral.

``Embora sejamos contrários à reeleiçao presidencial porque nao garante a alternabilidade do poder, as leis peruanas permitem e o povo peruano, soberano em seu voto, deu pela terceira vez a vitória a Fujimori', afirmou La Estrella de Panamá em sua nota editorial de primeira página.

A imprensa panamenha tem acompanhado de perto o processo eleitoral peruano desde a realizaçao do primeiro turno, principalmente as denúncias de Toledo e da missao da Organizaçao de Estados Americanos (OEA) sobre irregularidades na realizaçao das eleiçoes.

Segundo La Estrella, ``o candidato perdedor', termo utilizado para referir-se a Toledo, ``se equivocou em sua estratégia política ao retirar-se no segundo turno, alegando que nao havia garantias e que temia ser vítima de uma armadilha'.

``Toledo deixou o caminho aberto a Fujimori para consolidar sua vitória sem oposiçao de nenhum tipo. E nao se pode falar de fraude, nem de golpe de Estado, nem de ditadura. Fujimori é o presidente eleito do Peru e a oposiçao e o restante das naçoes devem respeitar os resultados de um processo polêmico e difícil', concluiu o editorial de La Estrella.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;