Política Titulo
Oposição prepara manobra para enfraquecer Manente
Beto Silva
Do Diário do Grande ABC
10/03/2011 | 07:21
Compartilhar notícia


A sessão de hoje da Câmara de São Bernardo terá duas peculiaridades. A primeira pelo fato de ser realizada de quinta-feira - normalmente é de quarta-feira, mas por conta do Carnaval foi alterada. A segunda - e mais importante - em decorrência de manobra articulada pela oposição para minar o poder do G-5, grupo de cinco vereadores independentes, liderados por Otávio Manente (PPS).

A estratégia, ventilada nos corredores do Legislativo, é simples. A bancada contrária ao governo Luiz Marinho (PT) é formada por oito parlamentares, mesmo número da base de sustentação. Os cinco independentes flutuam e podem tanto ir para um lado quanto para outro, ficando em posição confortável - e visando inclusive barganha para as eleições do ano que vem.

A oposição destacaria dois ou três vereadores por sessão - haveria rodízio - para votar junto com o governo e aprovar projetos do Executivo. Assim, enfraqueceria o grupo de Manente, que hoje dá as cartas na Câmara.

Apesar de nos bastidores os comentários do movimento serem cada vez mais fortes, o líder da oposição Ary de Oliveira (PSB) nega qualquer ação nesse sentido. "O G-5 é independente e nós somos independentes também. Nós não temos compromisso com ninguém, além da sociedade. Não estamos montando nada disso. Estamos coesos", afirma o socialista.

Nos últimos dias, o prefeito Luiz Marinho e integrantes do alto escalão do governo têm garantido que reconquistaram maioria na Casa, após a derrocada no fim do ano na eleição da mesa diretora, em que o G-5 deixou a base de sustentação e se mostrou independente, aliando-se à oposição para conquistar a presidência. O comando do Legislativo ficou com Hiroyuki Minami (PSDB) e a vice-presidência e as duas secretarias com o grupo híbrido.

Mas, até então, não se sabia as condições com que se confirmariam as declarações petistas, que agora ganham veracidade. Não eram citados nomes nem estratégias para conseguir maioria. Resta saber qual será o contra-ataque do G-5 - Manente não retornou os contatos da equipe do Diário para comentar o assunto.

 

Nova composição governista estreia na sessão de hoje

 

Após mudanças na administração efetuadas por Luiz Marinho na semana passada, que resultaram também em alterações na Câmara, estreia hoje a composição governista. José Ferreira (PT) deixou a Sedesc (Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania) e Toninho da Lanchonete (PT) saiu da Pasta de Obras para retornarem ao Legislativo. Perderam as cadeiras os suplentes petistas Wagner Lino e Fátima Araújo.

Mas, se depender da ordem do dia, o trabalho dos novos parlamentares não será dos mais difíceis. Podem chegar projetos do Executivo em cima da hora, porém, até ontem à noite, haviam apenas algumas matérias que nomeiam escolas nos primeiros itens da pauta.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;