Política Titulo
Aidan espera apoio
de Alckmin à reeleição
Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
09/03/2011 | 07:41
Compartilhar notícia


Certamente o apoio do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), será disputado a todo custo para as eleições municipais de 2012. Só que, no caso de Santo André, o cenário político promete resultar em conflitos. Isso porque o prefeito Aidan Ravin (PTB) aguarda a adesão do tucano em sua campanha para a reeleição em 2012, enquanto o PSDB pretende lançar candidatura própria. Nos bastidores, especula-se que Alckmin teria se comprometido individualmente a trabalhar em prol do atual chefe do Executivo.

Diferentemente da disputa eleitoral à presidência da República, na qual o petebista não declarou voto, ao governo do Estado Aidan se mostrou desde o início do processo ser favorável à candidatura de Alckmin, participando de caminhadas e carreatas. O tucano alcançou 45,12% dos votos em Santo André, contra 38,72% de Aloizio Mercadante (PT), feito encarado como satisfatório pelo tucanato - venceu o pleito de outubro no primeiro turno -, já que a cidade é considerada um dos berços do PT.

A eventual adesão de Alckmin a Aidan conflitaria com resolução do PSDB de lançar candidatura própria em todas as cidades com mais de 100 mil habitantes, com o objetivo de se fortalecer na Região Metropolitana.

Um dos primeiros a demonstrar descrédito ao possível posicionamento do correligionário é o vereador Paulinho Serra (PSDB). "É boato. O próprio núcleo do Aidan espalha essa especulação. Não há compromisso do PSDB com o Aidan. Muito pelo contrário. Eles (governo) difundem isso pela conveniência."

Paulinho é um dos cotados para se lançar candidato à Prefeitura. "Quem tem mandato sai na frente na corrida, mas ainda é cedo para definição. Precisamos unir o partido neste momento. Não podemos ficar à margem do processo. Com relação à resolução, em alguns municípios pode haver exceção, porém longe de ser em Santo André."

Na eleição de 2008, Paulinho tentou colocar seu nome à disposição. Contudo, acabou sucumbindo à experiência do ex-prefeito por três oportunidades Newton Brandão, que morre no ano passado - a candidatura tucana ficou na quarta colocação no pleito.

Apesar do recente atrito pela disputa ao posto de vice-prefeito na chapa de Aidan, retratada publicamente entre a atual dona do posto, Dinah Zekcer (PTB), e o supersecretário Nilson Bonome (PMDB), uma possibilidade cogitada pelo Paço andreense é abrir espaço para aliado tucano. Entre os nomes, o do vereador Marcos Cortêz, o Marcos da Farmácia (PSDB). A manobra seria unir a força do tucanato com os sufrágios conquistados pelo parlamentar na região do 2º Subdistrito.

Em parceria com o governo do Estado, Aidan inaugurou em 2010 uma de suas principais promessas de campanha: o Poupatempo da Saúde, espécie de AME (Ambulatório de Especialidades Médicas). Outra obra que busca viabilizar é o Poupatempo de serviços, que seria o segundo do Grande ABC. O Estado planeja investir R$ 60 milhões para a implantação e manutenção do espaço nos primeiros cinco anos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;