Internacional Titulo
Nigéria:pelo menos 80 morrem em combates étnicos
Do Diário do Grande ABC
30/11/1999 | 15:52
Compartilhar notícia


Entre 80 e 90 pessoas morreram em Lagos na semana passada, no sudoeste da Nigéria, em combates étnicos, segundo um balanço provisório divulgado terça-feira pela polícia do país. Este número pode aumentar, declarou Mike Okiro, chefe das forças de segurança em Lagos. A polícia fez 26 prisoes, acrescentou.

Mercadores Iorubás, etnia dominante em Lagos e no sudeste da Nigéria, e comerciantes haussas, moradores do norte se enfrentaram nos dias 25 e 26 de novembro. Eles disputam o controle do mercado popular 'Mile 12', na periferia de Lagos, muito povoada.

A polícia continua patrulhando o local onde ocorreram os enfrentamentos. Em maio passado, o país passou por outra onda de violência, quando tomou posse o governo civil, após 15 anos de regime militar.

O presidente Olusegun Obasanjo mobilizou o exército para reagir a estas violências, principalmente nas regioes petrolíferas do Sul, onde 16 policiais foram massacrados recentemente.

Uma delegaçao do senado que visitou terça-feira o setor do estado de Bayelsa, onde realizaram uma açao militar nos últimos dias disse que ficou ``comovida' com a ``amplitude da devastaçao na área'.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;