Internacional Titulo
Chávez sugere que rei Juan Carlos sabia de golpe na Venezuela
Da AFP
11/11/2007 | 22:15
Compartilhar notícia


O presidente venezulano, Hugo Chávez, que na véspera teve um bate-boca com o rei Juan Carlos I, sugeriu neste domingo que o soberano espanhol sabia do golpe de Estado que tentou derrubá-lo em 2002.

No sábado, durante a sessão final da Cúpula Ibero-Americana de Santiago, Chávez voltou a chamar o ex-chefe de governo espanhol José María Aznar de "fascista", como já tinha feito na véspera, o que provocou uma breve discussão com Juan Carlos I, e os protestos do atual chefe de governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero.

Neste domingo, em entrevista na capital chilena, Chávez disparou contra Juan Carlos I ao sugerir que o rei sabia do golpe contra ele em 2002: "já que começou o debate, senhor rei, responda se sabia do golpe de Estado na Venezuela contra um governo democrático e legítimo?".

Chávez citou Manuel Viturro, embaixador espanhol na Venezuela em 2002, como um dos que sabiam da conspiração para derrubá-lo e disse: "é muito difícil pensar que um embaixador apoiou os golpistas sem a autorização de sua majestade".

"Agora me pergunto: será que o rei sabia do golpe contra mim em 2002, e será que é por isto que se enfurece porque digo que Aznar é fascista? Faço uma reflexão e penso: Que inocente! É o mesmo rei que dirige a política externa".

"Agora entendo a fúria do rei e esta pergunta: 'Por que não se cala?'". Senhor rei, lhe digo o seguinte: temos 500 anos aqui e nunca nos calaremos, muito menos diante de um monarca".



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;