Economia Titulo
Mantega assegura 5% de crescimento e nega mudanças no câmbio
Da Agência Brasil
13/11/2006 | 20:06
Compartilhar notícia


O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta segunda-feira que o país tem condições de crescer 5% a partir do próximo ano". Ele disse que, só depois de mostrar ao presidente Lula os planos para cumprir essa meta, é que vai anunciar a fórmula (do crescimento).

Em entrevista concedida ao deixar o ministério, Mantega informou que o anúncio das medidas poderá ocorrer ainda nesta semana, ou até o final do mês. De qualquer forma, o governo deverá implementar uma "política fiscal de longo prazo", adiantou o ministro.

Do Ministério da Fazenda, Mantega foi para o Palácio do Planalto, acompanhado do ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, para despachar com o presidente Lula.

De acordo com Mantega, algumas das medidas que serão tomadas vão ter de passar pelo Congresso Nacional.

A política para a taxa de juros anual, a Selic, entretanto, vai continuar a mesma: "Na medida em que a inflação estiver em queda, a taxa vai continuar caindo também". Mantega lembrou que, nos últimos 13 meses, houve queda de 6 pontos percentuais na Selic, enquanto a taxa de juros dos Estados Unidos aumentou 1,5%.

Na entrevista, o ministro desmentiu qualquer intenção do governo de fazer alterações na política cambial. Segundo ele, o câmbio "vai continuar flutuante, ao sabor da oferta e da demanda de divisas, com as compras que o Banco Central faz no mercado". 



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;