Política Titulo
Vereador de Santo André sofre 48 processos
Danilo Angrimani
Do Diário do Grande ABC
04/05/2002 | 18:52
Compartilhar notícia


O vereador de Santo André e pré-candidato a deputado estadual José Dilson (PDT) sofre 48 processos de execução judicial por dívidas não pagas, todos registrados no Fórum de Santo André. Dilson é conhecido por atuar como consultor médico no programa do apresentador do SBT Carlos Massa, o Ratinho.

Já na Justiça do Trabalho, somando-se as queixas contra José Dilson e as empresas que ele dirige, são 196 processos e distribuições. Grande parte das queixas trabalhistas foram movidas contra o Hospital das Nações, mas há também reclamações contra a clínica e contra o próprio José Dilson.

A maioria dos processos de execução tem como autores várias instituições – INSS, Fazenda Nacional, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e outros bancos. Ao todo, somando-se os processos cíveis e as queixas trabalhistas, são 244 ações.

Ao se apresentar para o repórter, José Dilson disse que tinha “52 anos” e que havia nascido em “Salvador, Bahia”. Não se sabe o motivo, mas as duas informações não batem com os dados pessoais, que constam na Declaração de Imposto de Renda do vereador. O local de nascimento aparece como “Jaguaripé (BA)” e a data é “1º de fevereiro de 1949”, o que daria 53 anos.

Falta d’água – Uma das dívidas que o vereador deixou de pagar é a do Semasa. Em 12 de março de 1991, o Semasa cortou o fornecimento de água do Hospital das Nações, que Dilson dirige, por falta de pagamento de uma conta. Desde essa época, segundo o Semasa, a casa de saúde não quitou a dívida e nem pediu para a água ser religada.

Segundo a assessoria de imprensa da empresa de abastecimento, a dívida do Hospital das Nações com o Semasa, no valor de R$ 35 mil, está sendo “executada” com “pedido de penhora de bens”.

Em 29 de junho de 2000, funcionários do Semasa constataram que o hospital furtava água da rede, utilizando uma ligação clandestina, conectada em um hidrômetro. O Semasa interrompeu a ligação, lavrou o boletim de ocorrência, nº 6.154/2000, no 2º Distrito Policial (Parque das Nações), e abriu um processo. O documento desapareceu e não se encontra mais nos arquivos da delegacia. O Diário obteve uma cópia, em uma autarquia municipal.

José Dilson é ainda diretor-presidente do plano de saúde Universo. Segundo o Procon de Santo André, há “muitas reclamações em relação à Universo Saúde”, envolvendo consultas e carências. A funcionária do Procon aconselha o interessado a ler o contrato “bem direitinho”, para “evitar problemas depois”.

Na relação de reclamações do Procon, disponível para consulta no site da Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor na Internet, há nove reclamações cadastradas em 2001 contra a Universo – duas foram atendidas e sete, não. Os problemas são relativos a não cobertura, reembolso, alteração contratual, descumprimento de garantia. Em 2000, segundo a mesma fonte, houve cinco reclamações contra a Universo Saúde (duas foram atendidas e três, não). O teor dos protestos é semelhante.

José Dilson foi o terceiro vereador mais votado na última eleição, com 8.432 votos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;