Política Titulo
III Cúpula dos Povos exige fim da Alca
Da AFP
04/11/2005 | 09:05
Compartilhar notícia


A III Cúpula dos Povos, realizada nesta quinta-feira em Mar del Plata com a presença de 12 mil participantes de todo o continente, exigiu o fim da Alca (Área de Livre Comércio das Américas) e repudiou a presença do presidente George W. Bush na Argentina.

A Declaração Final do encontro destacou que Bush não deveria participar da Cúpula de Mar del Plata, já que "é o principal promotor da guerra no planeta e cabeça do credo neoliberal".

"As negociações para a criação da Alca devem ser suspensas imediata e definitivamente, do mesmo modo que todo tratado de livre comércio bilateral ou regional", destaca o documento, que será lido no final da chamada Assembléia dos Povos, no estádio Polidesportivo de Mar del Plata.

A declaração estima que qualquer acordo entre nações "deve partir de princípios baseados nos direitos humanos, na dimensão social e na perspectiva das assimetrias econômicas, para favorecer os países menos desenvolvidos".

No início do encontro, o anúncio da chegada de Bush a Mar del Plata foi seguido por uma vaia de mais de 5 mil militantes.

O documento da Aliança Social Continental, organizadora da Cúpula dos Povos, também pede a anulação de "toda a dívida externa ilegítima e impagável do sul, de maneira imediata e sem concessões", e "rejeita a militarização do continente"



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;