Economia Titulo
Santo André forma turma de empreendedores populares
Niceia de Freitas
Do Diário do Grande ABC
30/04/2004 | 23:02
Compartilhar notícia


Uma nova turma que participou do Programa Empreendedor Popular recebeu certificação nesta sexta, na sede da Central de Trabalho e Renda, em Santo André. No total, 177 alunos fizeram parte do curso no primeiro trimestre. Desde que foi implementado em 2001, o programa atendeu cerca de 2 mil pessoas. A iniciativa é do DGTR (Departamento de Geração de Trabalho e Renda), ligado à Secretaria de Desenvolvimento e Ação Regional de Santo André, que tem por objetivo capacitar empreendedores formais e trabalhadores autônomos para a criação ou consolidação de um negócio próprio.

O programa atende empreendedores de diversos segmentos, como comércio, serviço e pequenas indústrias. Por meio do curso, os participantes receberam orientação e informação sobre noções de contabilidade, planos de negócio, fluxo de caixa e estoque, entre outras demandas. Segundo o diretor do GTR, Antonio Carlos Schifino, a intenção é que os empreendedores atendidos pelo curso possam crescer e se formalizar como microempresários ou mesmo se associar em grupos para formar empresas ou cooperativas. Muitos empreendedores também são encaminhados para o Banco do Povo, programa oferecido pela Prefeitura voltado à concessão do microcrédito para pequenas e microempresas.

Os cursos são desenvolvidos pela Associação Politeuo (do grego, ser cidadão), que executa os projetos, e são formados por módulos como marketing ou vivência nos negócios. Segundo o presidente da entidade, Mario Ribeiro, a metodologia é desenvolvida de forma específica para pessoas que, em geral, não tiveram acesso à informação. O objetivo da Politeuo é incrementar a relação entre trabalho e emprego em função da falta de emprego formal – causada, entre outros fatores, pelas mudanças econômicas.

Para fazer parte dos cursos, os interessados podem fazer a inscrição na Central de Trabalho e Renda, em Santo André, ou na Prefeitura, por meio do programa de geração de trabalho e renda e inclusão social. A expectativa é que a procura continue, já que o mecanismo é uma forma de sobrevivência na atual conjuntura econômica.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;