Economia Titulo
Emprego no comércio do Grande ABC tem saldo negativo
Soraia Abreu Pedrozo
Do Diário do Grande ABC
29/05/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


O emprego no comércio do Grande ABC em abril acompanhou o desempenho dos postos de trabalho da indústria de transformação. Embora em menor proporção, o número de vagas também encerrou o mês no negativo. O saldo final, de 62 postos a menos, embora pouco representativo diante da população de 2,5 milhões, vai contra a estatística da Região Metropolitana de São Paulo, que terminou abril com 2.111 vagas a mais.

Uma possível explicação para isso, segundo Dalmir Ribeiro, diretor do Departamento de Indicadores Sociais e Econômicos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Santo André, é que como o impacto do mau desempenho da indústria é mais acentuado na região. o comércio acompanha o movimento. "Se a produção industrial está em queda, você tem um reflexo imediato no comércio de atacado que, que recebe um número menor de mercadorias e tem reduz o ritmo de sua atividade e, por sua vez, impacta o comércio de varejo", explicou.

De fato, em abril a indústria de transformação registrou déficit de 2.884 vagas no Grande ABC, segundo dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).

No comércio, de setembro a abril, o saldo é positivo: 985 postos de trabalho. Santo André, município que mais demitiu no mês passado, encerrou 42 vagas no período e 123 em abril.

Para o presidente da Associação Comercial de São Bernardo, Valter Moura, entretanto, pelo tamanho da população da cidade -800 mil habitantes - o impacto não é grande, "Em São Caetano, onde foram fechados 59 postos e a população é de 120 mil, o estrago foi maior".

Quanto a São Bernardo, onde foram registrados 112 novos postos no mês passado, o executivo atribui o saldo a uma estabilidade da indústria automobilística local. "Se a indústria fica estável, o trabalhador garante seu emprego e continua consumindo".

De modo geral, Moura acredita que a situação do emprego no comércio não é grave, e que será possível avaliar melhor apenas no 2º semestre. Somente em Diadema, o novo Shopping Praça da Moça, que passa a funcionar a partir de hoje, está empregando 2.500 pessoas, sendo que boa parte está no comércio.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;