Setecidades Titulo Carnaval 2012
São Bernardo tem desfile de alto nível

Escolas animaram plateia na Avenido Aldino Pinotti; público chegou a 20 mil pessoas

Fabio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
21/02/2012 | 07:00
Compartilhar notícia
Ricardo Trida/DGABC


Muito brilho, alegria e emoção. Foi neste clima que as oito escolas do Grupo 1 de São Bernardo se apresentaram ontem para o público que chegou a 20 mil pessoas. A Folia também teve o lado social - os alimentos não perecíveis arrecadados lotaram três caminhões. Não houve incidentes graves

Homenageando as mães, a Terceira Idade Brilha São Bernardo abriu os desfiles no município. A apresentação teve início às 20h e impressionou com a comissão de frente bem ensaiada e fantasias imponentes. Os cerca de 300 integrantes se espalharam de forma harmoniosa pela passarela do samba. Na dispersão, a presidente Maria Cristina Rezende demonstrou otimismo. "Minha escola sempre brilha. O trabalho é feito de forma artesanal e isso demanda muito tempo e vontade."

Com quase 500 foliões, a Renascente entrou no sambódromo às 21h10 com enredo sobre os brinquedos. O elevado número de integrantes proporcionou mais beleza ao desfile e a agremiação do Parque São Bernardo conseguiu preencher toda a extensão da avenida. Também chamou a atenção a beleza das alegorias, em especial as que reproduziram um trem e um carro de controle remoto.

Em seguida foi a vez da Mocidade Alegre de São Leopoldo apresentar desfile de alto nível. (veja reportagem abaixo).

A plateia, já animada, ficou em polvorosa com a chegada da quarta escola, a Acadêmicos de Vila Vivaldi. Antes da entrada, queima de fogos de quase 20 minutos anunciou a entrada de uma das mais esperadas da noite. O principal destaque foi a qualidade do samba. Com melodia agradável, a Vivaldi fez com que quase todas as 20 mil pessoas cantassem o enredo sobre a história de Abraão.

À 1h entrou no sambódromo a Camisa Vermelha e Branca, que enalteceu as vitórias populares obtidas através de batalhas históricas. O carro abre-alas foi o principal destaque, com boneco de oito metros de altura representando sentinela da guerra. Por conta do excesso de peso - com nove pessoas a bordo - os voluntários tiveram dificuldade para mantê-lo reto.

O sexto desfile ficou por conta da Gaviões do Morro, com o samba A Canção das Sete Maravilhas do Mundo Moderno. Destaque para a beleza das mulheres do carro abre-alas - com a figura do Cristo Redentor.

A Estação Primeira de Baeta Neves foi a penúltima a surgir na Aldino Pinotti, com tema que tem tudo a ver com a festa: o samba. O mar de cores, somado à energia da bateria voltaram a contagiar o já esvaziado público do sambódromo - a escola iniciou o desfile às 3h15.

O Carnaval 2012 foi encerrado com a União das Vilas, que fez desfile empolgante homenageando o Festival de Parintins, no Amazonas. A escola teve o cuidado de dividir as cores entre o azul e o vermelho - símbolos da festa.

São Leopoldo se destaca mais uma vez

Campeã dos últimos quatro carnavais, a Mocidade Alegre de São Leopoldo fez desfile de primeira na Avenida Aldino Pinotti. O enredo Da Grande Explosão à Criação da Vida - Impérios, Sonhos, Ambição e Conquistas falou dos povos históricos que habitaram a Terra desde os tempos antes de Cristo.

Os adereços, impecáveis, reproduziram fielmente a realidade de cada um dos povos citados, como os chineses, egípcios, incas, maias e persas. O contraste das cores enobreceu o desfile e embelezou a avenida. A ala das baianas reproduziu a chegada do império português ao Brasil. Os vestidos, nas cores verde e vermelha - em alusão à bandeira portuguesa - continham o brasão da república brasileira na barra da saia. O segundo carro homenageou os romanos. Rico em detalhes, abusou do dourado e do vermelho e levou sete pessoas a bordo.

Os intérpretes do samba também foram responsáveis por estimular a plateia. Em alguns momentos, paravam de cantar para dar voz à arquibancada. "Esse desfile reflete o esforço da nossa comunidade, que tem amor e união a esta escola", elogia o presidente Américo Antonio Moraes, o Tico. Cerca de 330 pessoas desfilaram. A apresentação durou 48 minutos.

Frank Aguiar promete desfilar em 2013 na cidade

Conhecido por admirar a cultura do Carnaval, o vice-prefeito de São Bernardo, Frank Aguiar (PTB), prometeu desfilar no município no ano que vem. "Em 2013 estarei aqui", garantiu o Cãozinho dos Teclados. No dia anterior, Frank desfilou na Capital pela Tom Maior. "Claro que não dá para comparar os dois carnavais, já que a festa paulistana é uma das maiores do País. Mas, pelo que podemos oferecer, fizemos nosso melhor", acrescenta.

No camarote, o cantor serviu aos convidados o já tradicional baião de dois - prato nordestino, feito por ele, composto por arroz, feijão- de-corda, jabá, linguiça e provolone.

O prefeito Luiz Marinho (PT) afirmou que irá estudar se o Carnaval continuará ou não a ser realizado na Avenida Aldino Pinotti em 2013. "Teremos muitas obras por aqui, como as galerias pluviais que passarão pelo Centro. Então, vamos ter de analisar com cuidado." O prefeito salienta, no entanto, que a Folia no ano que vem terá os mesmos moldes. "Se mudar, serão pequenas adaptações para melhorar ainda mais", promete.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;