Nacional Titulo
Bispo timorense virá a Sao Paulo para Bienal do Livro
Do Diário do Grande ABC
10/03/2000 | 17:36
Compartilhar notícia


O bispo timorense Carlos Filipe Ximenes Belo, vencedor do Prêmio Nobel da Paz de 1996, virá a Sao Paulo para a 16ª Bienal Internacional do Livro de Sao Paulo, informou a Câmara Brasileira do Livro CBL. Esta será a primeira visita do sacerdote católico ao Brasil.

Em comunicado divulgado à imprensa, Raul Wassermann, presidente da CBL, disse que "a presença de Ximenes Belo confirma o prestígio da Bienal Internacional do Livro de Sao Paulo e seu papel de instigar a reflexao e o debate cultural no país".

Ainda segundo o comunicado, a vinda do bispo timorense ao Brasil é resultado dos esforços conjuntos da CBL, do Itamaraty e do embaixador do Brasil na Indonésia, Jadiel Ferreira de Oliveira, que viajou a Dili, capital do Timor, com o objetivo de formalizar o convite ao sacerdote pessoalmente.

Ximenes Belo ganhou projeçao internacional em 1996, quando conquistou, ao lado de José Ramos-Horta, o prêmio Nobel da Paz. Naquele ano, o comitê do Nobel laureou os dois ativistas timorenses para chamar a atençao da comunidade internacional para a opressao da Indonésia contra o povo do Timor Leste, ex-colônia portuguesa.

Segundo o comitê, a política repressiva do governo indonésio, desde a ocupaçao do território em 1975, resultou na morte de mais de 200.000 pessoas por fome, epidemias, guerra e terror.

A concessao do Nobel desencadeou pressoes internacionais que resultaram na independência do território em 1999. Em 26 de outubro, a Indonésia entregou formalmente o Timor Leste à administraçao da Organizaçao das Naçoes Unidas (ONU), que criou um governo de transiçao até a realizaçao de eleiçoes para a escolha dos governantes do país.

A CBL informou ainda que está tentando acertar a vinda de outros dois prêmios Nobel - Nelson Mandela (Paz) e Günther Grass (Literatura). A 16ª Bienal Internacional do Livro de Sao Paulo será realizada entre os dias 28 de abril e 7 de maio, no Expo Center Norte, na capital paulista.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;