Esportes Titulo Recomeço
Santo André espera
pôr fim a pesadelo

Clube apresenta o treinador Ruy Scarpino e sonha retomar
o caminho das vitórias na Série A-2 do Campeonato Paulista

Anderson Fattori
Do Diário do Grande ABC
21/02/2012 | 07:30
Compartilhar notícia


A partir de hoje, dormiremos tranquilos." Desta forma o diretor de futebol do Santo André, Sérgio do Prado, apresentou o novo treinador da equipe, Ruy Scarpino, ontem, no Bruno Daniel. A confiança no profissional é tamanha que o dirigente aposta em recuperação rápida na Série A-2 do Paulista, a começar pelo confronto de amanhã, às 15h, contra o Red Bull, no Estádio Anacleto Campanella, em São Caetano - o Bruno Daniel continua interditado pela Prefeitura.

Scarpino conheceu o elenco em rápido bate-papo antes de subir ao gramado. Tranquilo, organizou coletivo com várias mudanças em relação ao time que era utilizado por Rotta. Tyrone Power ganhou vaga de Daniel Gigante na zaga, Arthur apareceu na lateral esquerda no lugar de Raul Diogo, deslocado para o meio campo, Cléssio foi o responsável pela armação das jogadas, enquanto que Willian Xavier entrou no lugar de Fábio Santos (suspenso).

A fisionomia preocupada a cada passe ou conclusão errada, no entanto, dava a entender que o treinador não gostou muito do que viu. "Fiz movimentação para conhecer alguns jogadores, testar algumas posições. Hoje (ontem) à noite, vou pensar direitinho no que farei e amanhã (hoje) terei ideia melhor do time que vou mandar a campo", comentou Scarpino.

Do grupo, o treinador já trabalhou com o goleiro Marcelo Bonan, o zagueiro Júnior Paulista e o lateral-esquerdo Andrezinho, em 2006, na primeira passagem pelo Santo André. Ele também comandou o atacante Fábio Santos no Rio Branco. "Vou conversar bastante com a comissão técnica para ter informações sobre os demais jogadores. O grupo é bem forte, tem várias opções e não tenho dúvidas de que vamos conseguir reagir na A-2", garantiu.

Em determinado momento do treino, Scarpino encostou no goleiro Marcelo Bonan como se estivesse pedindo conselhos sobre o time. "Pelo longo tempo de amizade que tenho com o Bonan e o Júnior Paulista, tenho certeza de que eles vão me ajudar muito. Temos pouco tempo para trabalhar, então muitas coisas vamos corrigir na conversa, antes, depois dos treinos e na concentração", explicou.

Zagueiro e capitão, Júnior Paulista se mostrou à vontade para auxiliar o velho amigo. "O Ruy é um cara sensacional. Vai conseguir organizar rapidamente nosso time e melhorar o sistema tático. Ele é muito experiente, conhece como poucos o futebol, mas se precisar da minha ajuda, estou à disposição", declarou.

Sérgio do Prado foi ainda mais incisivo ao elogiar o novo treinador. Para ele, Scarpino é o nome certo para reconduzir o Santo André ao caminho das vitórias. "No primeiro trabalho já deu para perceber algumas modificações. O Ruy é muito íntegro, conhece bem o futebol e tenho certeza de que vai ajustar o time", projetou.

 

Treinador evita falar em contratações

Ruy Scarpino evitou falar em contratações, ontem, na apresentação ao Santo André. Após o primeiro trabalho à frente da equipe, ele preferiu elogiar os 27 jogadores que integram o elenco, mas deixou aberta a possibilidade de trazer alguns reforços de sua confiança para a sequência da temporada.

"Ainda é cedo para falar de contratações. Vou estudar com calma o grupo, conhecer melhor os jogadores, as alternativas que temos para depois, se houver necessidade, indicar à diretoria algumas contratações. Tenho certeza de que eles (dirigentes) me atenderão", comentou.

O diretor de futebol, Sérgio do Prado, elogiou a postura do comandante. "Gostei bastante do que disse o Scarpino. Não adianta nada chegar aqui e ficar indicando jogadores. Primeiro é preciso avaliar o elenco e depois, sim, podemos pensar em reforços", comentou. "O prazo para inscrições na Série A-2 é dia 2 de março, até lá podemos trazer algum reforço", completou.

A necessidade de contratações aumentou nas últimas semanas devido a contusões de jogadores importantes no esquema tático. A principal ausência é a do meia Djalma, fora do time há cinco rodadas, por conta de lesão na coxa esquerda. O reserva imediato, Rodrigo, também está entregue ao departamento médico, assim como os volantes Batata e Butti. Para piorar, contratado junto ao São Paulo para resolver o problema, Sérgio Mota estreou na última rodada, mas quebrou dois dedos do pé esquerdo e ficará afastado do time por 60 dias.

As boas notícias de ontem foram as liberações do lateral-esquerdo Arthur e do atacante William Xavier, que treinaram normalmente com o grupo e estão à disposição para enfrentar o Red Bull, amanhã, às 15h, no Anacleto Campanella.

 

Líder e único invicto, Red Bull trabalha contra desatenção

Líder absoluto e único invicto na Série A-2 do Paulista, o Red Bull trabalha para não deixar a euforia atrapalhar os planos de conseguir o acesso para a elite estadual já nesta temporada. O técnico Sérgio Guedes conversa muito com seus jogadores para evitar desatenção, como aconteceu na última rodada, quando o clube empatou nos acréscimos com o Monte Azul (1 a 1).

"O time é jovem e os jogadores sabem o que precisam fazer, mas temos de ficar atentos o tempo todo, já que os olhos estão voltados para o Red Bull por conta da boa campanha que estamos fazendo. Em competição desgastante como a Série A-2 não dá para manter o nível técnico o tempo todo, mas temos de fazer o que for possível para isso", recomendou o treinador.

A sequência de jogos, aliás, preocupa bastante o técnico. Ele espera conclusão do departamento de fisiologia para saber quais jogadores poderá utilizar amanhã, contra o Santo André. "É jogo a cada três dias e isso dificulta bastante. Vou receber relatório com a capacidade física de cada atleta e só depois decido a escalação. A ideia, claro, é mexer o menos possível no time, mas às vezes precisamos fazer algumas mudanças para não perder jogador por contusão", explicou Guedes.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;