Esportes Titulo
São Paulo perde a cabeça e o jogo em Araras
Fernão Silveira
Do Diário OnLine
07/04/2001 | 17:57
Compartilhar notícia


Tinha tudo para ser uma goleada tricolor. O São Paulo passeou em campo no começo e abriu 2 a 0 sobre o União São João em 15 minutos de partida. Mas duas expulsões inconseqüentes no primeiro tempo (Alexandre, aos 23, e Luiz Fabiano, aos 25) mudaram o rumo da partida, permitindo a reação da equipe da casa, que buscou o resultado até o final e virou para 4 a 3 aos 45 da etapa complementar.

A derrota mantém o tricolor na vice-liderança, com 21 pontos em 12 jogos (atrás da Ponte, que tem 22 em 11 partidas). Mas Rio Branco e São Caetano podem ultrapassar o time do Morumbi neste domingo. A equipe de Araras chegou aos 17 pontos e está na nona colocação (empatado em pontos com Corinthians e Lusa Santista). Ainda longe da classificação, o União acaba também afastando-se em definitivo da zona de rebaixamento.

O resultado de Araras foi diretamente influenciado pela dupla arbitragem de Paulo César Oliveira e Luciano Quilichini. Como que para compensar os dois pênaltis corretamente marcados para o São Paulo, Quilichini apontou a marca da cal em um desarme legítimo de Carlos Miguel dentro da área e deu ao União a oportunidade de começar a virada, aos 42 do primeiro tempo. Dois pênaltis ainda ocorreram no segundo tempo (um para cada time), mas os juizes não se arriscaram a assinalar.

Até as expulsões, o São Paulo sobrou em campo. Mesmo com uma dupla de zaga improvisada (o volante Maldonado e o júnior Júlio Santos jogaram no lugar dos suspensos Rogério Pinheiro e Wilson) e França mais recuado para liberar Carlos Miguel no trabalho de marcação, a equipe da capital não teve dificuldades para imprimir seu futebol, abrindo 2 a 0 rapidamente.

Logo no primeiro minuto da partida, França roubou a bola no meio e lançou para Luiz Fabiano, que foi derrubado na área por Bernardi. França bateu e abriu o placar, aos 2. Aos 13, Carlos Miguel recebeu na ala direita da área e cortou para o meio, ajeitando para a canhota. Na hora do chute, Gilberto fechou de carrinho e derrubou o camisa 10 do São Paulo. França bateu de novo, no mesmo canto esquerdo de Pedro Paulo, e ampliou. Os dois gols renderam ao atacante são-paulino o segundo lugar na artilharia da competição. Com 9 gols (131 com a camisa tricolor), França está um atrás de Washington (Ponte Preta) e Andrei (União São João).

Quando tudo apontava para uma goleada e a retomada da liderança do Paulistão, dois atos inconseqüentes de dois jovens jogadores comprometeram o resultado. Alexandre subiu no grande círculo para disputar uma bola de cabeça com Robertinho e chutou o jogador adversário antes de cair no chão, a poucos metros de Paulo César Oliveira. Dois minutos depois, aos 25, Luiz Fabiano recebeu uma entrada mais dura de Gilberto e deu um empurrão sem bola no defensor do União, também a poucos metros do árbitro. Quilichini, corretamente, aplicou o vermelho.

Mesmo com nove em campo, o São Paulo tentou manter-se ofensivo e chegou ao terceiro gol em uma linda tabela entre Fábio Simplício e Júlio Batista. Os dois partiram em velocidade no contragolpe e Batista chutou forte na saída de Pedro Paulo, aos 35.

O União começou a colocar pressão total para cima do São Paulo e chegou ao seu primeiro gol aos 42, com uma grande ajuda de Quilichini. Carlos Miguel desarmou legalmente Rafael dentro da área e o árbitro apitou um pênalti que não existiu. Domires Júnior bateu e diminuiu.

No segundo tempo, a equipe do técnico Celinho apertou ainda mais a pressão e encostou no placar, aos 2. Celso subiu sozinho dentro da área e aproveitou de cabeça cruzamento da direita, sem chances para Rogério Ceni. Depois de 36 minutos de sufoco, o time de Araras chegou ao gol de empate, novamente de cabeça. Aos 38, Rafael cobrou escanteio da direita e o zagueiro Bernardi completou. A virada interiorana saiu no último minuto, aos 45, com Aílton. Ele invadiu a área pela direita com a bola dominada e chutou forte no canto oposto de Rogério.

O São Paulo contava com os três pontos em Araras para chegar à classificação no Paulista, mas terá de lutar por pelo menos duas vitórias nas três últimas partidas do Campeonato para chegar à semifinal. Seis dos nove pontos serão disputados na capital, em dois clássicos: contra a Portuguesa, no Canindé, dia 22, e contra o Corinthians, dia 29, no Morumbi (na próxima semana, o tricolor vai a Santa Bárbara D’Oeste para enfrentar a União Barbarense). O União de Araras pega o Guarani no domingo, em casa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;