Cultura & Lazer Titulo
Toquinho relê os 500 anos do Brasil em disco
Thiago Mariano
Do Diário do Grande ABC
07/05/2011 | 07:52
Compartilhar notícia
Fernando Nonato/DGABC


A pedido do escritor Millôr Fernandes, para uma peça sua sobre os 500 anos do Brasil, em 2000, Toquinho e Paulo César Pinheiro tornaram-se parceiros pela primeira vez.

Compuseram oito canções que fariam parte da peça 'Outros Quinhentos', encenada apenas um fim de semana no Teatro Municipal de São Paulo por conta de problemas de produção. Fruto desta parceria, o disco 'Mosaico' (Biscoito Fino, preço médio R$ 34,90), lançado em 2005, volta ao catálogo.

Além das composições reservadas à montagem, mais quatro temas fazem parte do lançamento.

Com leitura inspirada nas heranças culturais do País, Toquinho e Pinheiro trazem - em samba, fado, maracatu, canto indígena e afro e MPB - a história brasileira desde a descoberta. Em letra, contam dos tempos da corte portuguesa, do massacre aos povos que aqui surgiram e das injustiças que há longo tempo perseveram e mancham nosso legado. É um disco-enredo, como descreve Pinheiro no encarte. "Um verdadeiro retrato da cultura popular e da diversidade rítmica do nosso País", acresentou.

As belezas naturais e as lendas que compõem o imaginário popular não ficam de fora da história recontada pelos dois músicos. O samba 'Marujo' conta da vida do trabalhador; 'Lenda', de melodia suave, versa sobre um amor milagroso entre dois índios e 'Negro Rei' faz uma bela homenagem ao povo que já foi tratado como escravo em solo nacional.

Canções como 'Além do Mar' e 'Grande Viagem' trazem como metáfora questões típicas humanas, descrevendo a gigante e bela costa marítima brasileira.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;