Internacional Titulo
Israel adverte o Líbano sobre ataques a suas fronteiras
Do Diário do Grande ABC
24/04/2000 | 16:35
Compartilhar notícia


O comandante do Exército advertiu nesta segunda-feira que Israel nao hesitará e se defenderá com todos os meios ao seu alcance se as guerrilhas libanesas atacarem quando ocorrer a retirada militar israelense do sul do Líbano, em julho.

Lembrando o poderio do arsenal israelense, o general Shaul Mofaz afirmou que Israel espera contar com o apoio internacional caso nao tenha opçao a nao ser adotar represálias.

"Se as hostilidades continuarem, entao acho que teremos todo o direito de responder com os métodos que considerarmos apropriados", disse o general à rádio do Exército, acrescentando que "também nao está em questao quem é o mais forte".

Israel planeja retirar em 7 de julho suas tropas de um enclave fronteiriço que ocupa no sul do Líbano desde 1985 para conter a açao dos guerrilheiros libaneses.

O primeiro-ministro Ehud Barak se comprometeu a fazer a retirada durante a campanha eleitoral do ano passado. O premiê disse esperar que o plano avance com base em um acordo com a Síria, que exerce forte influência sobre o Líbano. Mas o fracasso das conversaçoes sírio-israelenses transformou a retirada em uma açao unilateral.

Uma retirada dessas proporçoes aumentou os temores de que as guerrilhas ataquem os povoados do norte de Israel.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;