Política Titulo
Esquerda quer formar a
frente antiAuricchio
Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
06/05/2011 | 07:15
Compartilhar notícia


Devido ao enfraquecimento da ala contrária ao prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior (PTB), com a mudança de postura do vereador Gilberto Costa (PP), partidos como PT, Psol e PCdoB articulam formar frente oposicionista para fortalecer chapa majoritária que disputará eleição de 2012 contra o candidato indicado do chefe do Executivo.

A estratégia, que teve início nesta semana entre os presidentes das legendas Edgar Nóbrega, do PT, Elísio Peixoto, do PCdoB, e Fernando Turco, do Psol, objetiva alinhar os discursos antigoverno até o fim do ano para dar musculatura eleitoral ao nome de consenso proveniente de pesquisa de intenção de voto na cidade.

Os interlocutores do processo se mostram favoráveis à união, tendo em vista a dificuldade encontrada na última eleição em se aproximar do pleiteante governista ao Palácio da Cerâmica. Elísio adiantou que a busca por viabilizar a aliança está tomando corpo. Segundo ele, as siglas têm demonstrado interesse em aderir ao projeto em torno de conteúdo programático.

"Existe o entendimento em comum de agregar força. Acreditamos ser necessário essa junção, já que há quantidade considerável de lideranças políticas e comunitárias, assim como parte da sociedade, descontente com a atual gestão pública", justifica o comunista, salientando que "PMDB é outro partido que tende a migrar da base devido ao anseio por independência política".

Evidenciando tom mais crítico na sessão de terça-feira, Edgar garante que considera viável e imprescindível a construção da frente. De acordo com o petista, a base da aliança deve ser em torno de plano de governo que destoe das políticas públicas realizadas pela administração petebista. "Intenção é dar sentido de mobilização para somar objetivos, pois a população precisa ter alternativas para haver democracia. Vejo como consistente o avanço do projeto e com possibilidade de adesão."

O parlamentar disse que, no momento, o PT não está preocupado com o quadro que encabeçará chapa. "A unidade não pode ser levada por sentimento. Caso não haja vaidade, o debate do nome ficará em segundo plano."

Para o ex-vereador Horácio Neto (Psol), a conjuntura tem de ser analisada de forma rápida para dar início ao movimento de renovação da democracia. "A situação está manobrando, mexendo as peças do tabuleiro. Mostrou atitude explícita de vencer no tapetão, tirando Gilberto (Costa) da jogada, que estava deslanchando. O poder político e a máquina pública são usados de maneira escancarada."

Horácio disse que município seria beneficiado por alteração administrativa. "Esse grupo está desde 1983 no poder. A dinastia do PTB cria acomodações e vícios, gera práticas reiteradas. Continuísmo nunca é bom." Prefeiturável em 2008, ele alega que a frente é bem-vinda. "Não descarto se tiver bandeiras consensuais. O Psol fará aliança caso houver coerência política."

 

BANDEIRAS

As propostas, inclusive, estão sendo elaboradas para emplacar como bandeira no processo eleitoral. Inversão de prioridades, necessidade de preservar o meio ambiente, melhor destinação de recursos para a área social, quebrar procedimento de verticalização e contra privatização do DAE (Departamento de Águas e Esgoto) de São Caetano encabeçam a pauta. "A maioria da população ainda não sabe sobre essa privatização unilateral. Estamos elaborando abaixo-assinado para revogar a lei", diz Horácio.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;