Cultura & Lazer Titulo Em maio
Balé Nacional da Ucrânia vem ao Brasil
Vinícius Castelli
Do Diário do Grande ABC
21/02/2012 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


Boa nova aos amantes do balé. Chega ao Brasil, para extensa turnê, um dos nomes mais importantes de dança da Europa: a companhia Virsky - Balé Nacional da Ucrânia. O grupo agendou datas em oito cidades brasileiras.

São Paulo poderá degustar as danças do grupo entre os dias 1º e 4 de maio. As apresentações acontecem no Teatro Municipal. Além da Capital paulista, o Virsky passará também por Santos, no dia 5.

A turnê terá início em abril, em Novo Hamburgo, no dia 9. Porto Alegre (10 e 11), Curitiba (13 e 14), Belo Horizonte (19) e Rio de Janeiro (17 e 18). Outras datas e locais poderão ser agendados ainda. Os preços dos ingressos ainda não foram divulgados.

Formada em 1937 pelos coreógrafos Pavel Virsky e Nicolai Bolotov, a companhia ficou nas mãos de Virsky até o ano de 1975, data de sua morte. Após 1980, o diretor Miroslav Vantoukh assumiu a direção do grupo e mantém vivas até hoje as danças criadas por Virsky. A visita ao Brasil comemora os 20 anos das relações diplomáticas entre Brasil e Ucrânia.

Composto por 50 bailarinos, o balé é acompanhado por orquestra própria. Com espetáculos coloridos pelos belíssimos trajes, as coreografias são criadas a partir de árduas pesquisas do folclore do país.

Na visita ao Brasil, o Balé Nacional da Ucrânia mergulha nas raízes de suas tradições e aproveita para apresentar coreografias como 'Ucrânia, Minha Ucrânia', 'Os Marinheiros' e 'Kozaka Povzunets'.
Integrarão também o repertório as coreografias 'Dança Ucraniana com o Tamborim', 'Montes Carpatos', 'Polka da Volinia', 'Dança Cigana', 'Hutsulka', 'Zaporozhti' e 'Hopak (Dança Nacional)', entre outras danças.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;