Cultura & Lazer Titulo
Sai os vencedores do Prêmio Molière do teatro francês
Do Diário do Grande ABC
04/05/1999 | 11:13
Compartilhar notícia


O dramaturgo Jean-Claude Grumberg foi o grande vencedor do 13º Prêmio Molière, a maior premiaçao do teatro francês, que teve a presença de uma brasileira, a atriz Cristiana Reali, concorrendo ao prêmio de melhor atriz. A cerimônia de entrega foi realizada na noite desta segunda-feira, no Teatro Champs-Elysées de Paris.

A brasileira Cristiana Reali, pela peça Duo pour un violon seule, concorreu ao prêmio de melhor atriz, que acabou sendo conquistado pela francesa Isabelle Carré (Mademoiselle Else). Cristiana, filha do jornalista brasileiro Reali Jr., tem uma sólida carreira teatral em Paris, onde já participou de cerca de dez peças, além atuar em produçoes televisivas francesas e em filmes ao lado de atores como Jean-Paul Belmondo.

Jean-Claude Grumberg foi o grande vencedor com L'atelier, obra que recebeu quatro Molière, de melhor peça de repertório, melhor autor, melhor diretor (Gildas Bourdet) e revelaçao feminina (Marie-Christine Orry), e com Rever peut-être. Esta última recebeu o prêmio de melhor ator coadjuvante (Michel Aumont) e melhor cenografia (Jean-Marc Stehlé)

A ministra francesa da Cultura, Catherine Trautmann, presente à cerimônia, classificou Grumberg como um "autor determinante do teatro contemporâneo". Um momento de grande emoçao foi protagonizado pelo veterano Robert Hirsch ao receber o Molière de melhor ator por sua interpretaçao em Le bel air de Londres, de Dion Boucicault.

A melhor peça inédita ficou com o dramaturgo britânico Michael Frayn por Copenhague, adaptada para o francês por Jean-Marie Besset, que também recebeu o Molière de melhor adaptaçao.

Durante a festa, foram entregues três Molière especiais ao ator e cantor francês Charles Aznavour, ao ator italiano Vittorio Gassman e ao norte-americano Arthur Miller. Entre os presentes à cerimônia estavam nomes como Jane Berkin, Roger Hanin, Anouck Aimée, Francis Huster, Brigitte Fossey, Darry Cowl, Jean Piat, Michel Blanc e Francis Perrin.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;