Internacional Titulo
EUA pedem calma ao Quirguistão e apóiam comitê nacional
Da AFP
25/03/2005 | 19:54
Compartilhar notícia


Os Estados Unidos pediram, nesta sexta-feira, ao povo e ao governo do Quirguistão que mantenham a calma, e prometeram trabalhar com a Europa e os novos líderes dos antigos estados soviéticos para viabilizar a realização das eleições. "Enfatizamos a necessidade de um Comitê pela Unidade Nacional para restaurar a ordem o mais rápido possível e prevenir qualquer outra violência", disse a porta-voz do Governo Dana Perino.

Ela acrescentou que os Estados Unidos apóiam fortemente os esforços da OSCE (Organização para a Segurança e Cooperação na Europa) para trabalhar com o povo do Quirguistão em favor da democracia e da paz naquele país. "Trabalharemos de perto com a OSCE e os estados vizinhos do Quirguistão para avançar no diálogo e conseguir um governo de unidade que coloque o país no caminho de um governo democrático pacífico", afirmou Perino.

Por outro lado, um funcionário do Departamento de Estado, que pediu para não ser identificado, disse que os Estados Unidos ainda não decidiram se reconhecerão o novo líder interino do Quirguistão ou o presidente deposto, que quer retomar o poder. O funcionário descreveu a situação no país asiático como "instável e incomum". "Atualmente não nos envolvemos em questões relacionadas ao reconhecimento de um governante", acrescentou.

A oposição começou a organizar um governo na sexta-feira no Quirguistão e anunciou eleições presidenciais para junho, tentando restabelecer a ordem rapidamente após derrubar o presidente Askar Akayev, que denunciou um golpe de estado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;