Palavra do Leitor Titulo Artigo
Pegadinhas que o Google não conta
Do Diário do Grande ABC
09/08/2016 | 08:48
Compartilhar notícia


Artigo

Comprar do Exterior é fácil. Basta entrar na internet, achar uma fábrica e pagar. Certo? Errado! É exatamente nesta fragilidade que algumas empresas acabam tendo enormes prejuízos em suas operações, porque a maioria acredita que todo esse processo se resume em procurar no Google e voilá. Tudo se resolve. O empresário que faz isso pode comprometer todo o seu sonho e transformar o trabalho de uma vida em pesadelo, simplesmente por não conhecer os trâmites exatos desta complexa operação. A maioria nem imagina, por exemplo, como fazer análise comercial dos fornecedores selecionados, onde são pesquisadas a idoneidade e a situação da empresa, o que seria comparado ao Serasa.

Consultoria especializada possui condições de visitar o local e também verificar a real capacidade de atendimento. Também são solicitados fotos, catálogos, ficha técnica, preços e detalhes da operação. Depois disto, todas as informações, como NCM (classificação fiscal), impostos e taxas, são reunidas em planilha para que seja estimado o custo final em reais.

Depois da pesquisa e seleção do produto, toda a documentação é conferida para evitar qualquer problema e, então, inicia-se a parte do transporte, que sai da fábrica chinesa para o endereço do importador aqui no Brasil.

Por isso, contar com equipe focada nessa atividade é fundamental e evita que todo o investimento usado para a operação seja comprometido. Esses profissionais agregam muitas vantagens ao negócio, tornando-o mais competitivo e lucrativo, porque reduz o risco. O cliente passa a comprar direto da fonte, reduzindo custo das operações inclusive no Brasil, uma vez que o departamento de importação jamais terá custo fixo, apenas variável.

Contar com a ajuda certa, para não tropeçar nos infinitos trâmites deste mercado, repleto de detalhes e pegadinhas, irá garantir que o produto chegará por meio de fornecedor confiável. Além disto, outra vantagem é que esse pessoal passa a ser seu setor de compras no Oriente, gerenciando tudo até chegar ao endereço final, o que chamamos de door to door.

Resumidamente, o passo a passo da importação é:
1 – Definir o fornecedor, produto, preço, quantidade, embalagem etc.
2 – Efetuar o pagamento de 30% ao fornecedor.
3 – Aguardar a produção.
4 – Efetuar o pagamento de 70% ao fornecedor.
5 – Embarcar o lote no porto de origem.
6 – Lote chega ao porto de destino.
7 – Nacionalização da mercadoria.
8 – Liberação da mercadoria.
9 – Transporte do lote até o endereço de destino.

Tomaz Carvalho é advogado.

Palavra do leitor

É ouro!
Fica aqui parabéns especial a Rafaela Silva, ouro no judô para o Brasil na Olimpíada Rio-2016. Muita superação dela, pois este País não é potência em nada, a não ser em roubalheira e corrupção. Governantes não têm vergonha na cara! Não apoiam os atletas de modalidades que não têm como ‘lavar dinheiro’. Só dão apoio a jogador de futebol ‘pé de cristal’, ‘canelinha de vidro’. Judocas são campeões independentemente de ganharem medalhas ou títulos. Eles e elas são campeões na vida. Parabéns aos judocas e ao judô do Brasil, são os recordistas de medalhas proporcionais, mesmo assim não recebem ajuda. Vamos acordar, políticos e empresários! Tirem essa juventude das ruas da delinquência, das pichações e das drogas. Educação e Esporte são o caminho. Com isso teremos mais Saúde e Segurança.
José Eduardo Zago
Mauá

Araque x Iraque
Enquanto no Brasil tivermos ídolos do futebol preocupados em curtir baladas, vamos assistir à Seleção de araque nos envergonhando (empate por 0 a 0 com o Iraque, na Olimpíada). O Brasil não se deu conta de que já perdeu o grande trunfo que carregava, ser o país do futebol. Hoje o Brasil é conhecido mundialmente por ser o País mais corrupto do planeta.
Izabel Avallone
Capital

Igreja Católica
Tenho tido o privilégio, ao longo dos últimos 11 anos, de acompanhar pela assessoria de imprensa as atuações de dois bispos diocesanos. Primeiro, dom Nelson, e, agora, dom Pedro. Privilégio porque só tenho aprendido com ambos. Bondade, sabedoria, respeito, fraternidade, comprometimento e amizade são alguns dos adjetivos que posso expressar, sem exagero algum. Ser bispo de diocese do tamanho das sete cidades do Grande ABC decididamente não é tarefa fácil, mas estes dois fiéis seguidores dos ensinamentos de Jesus Cristo se mostraram e se mostram à altura da missão. Tenho, todavia, acompanhado com tristeza críticas das mais absurdas, principalmente na rede social, que partem de católicos com cólera no coração, exprimindo palavras rancorosas por causa da mudança de sacerdotes de uma paróquia para outra, como se tal ato não fizesse parte da vida canônica da Igreja. É muito triste ver como existem fiéis que se esquecem da passagem bíblica em que Jesus Cristo diz aos seus apóstolos para saírem de Jerusalém e seguirem, dois a dois, para as mais distantes regiões. Já pensaram se a população da época se revoltasse com Jesus porque ele fez esta mudança, tão normal e necessária? A mudança que tem acontecido na Diocese é justa, salutar e também necessária. Só vai contribuir com a missão do sacerdote e com a comunidade. Novos ares e novos projetos só contribuem para o crescimento das pessoas. Que estes paroquianos coloquem amor em seus corações. Que se desapeguem das coisas terrenas. Que visualizem a amplitude do gesto da mudança. E que contribuam com atos e palavras com o Reino de Deus que um dia aprenderam e que confiam como verdadeiro.
Humberto Domingos Pastore
São Caetano

AME e FUABC
Não é muito aceitável que depois de tantas denúncias feitas contra o AME (Ambulatório Médico de Especialidades) Santo André e também sobre a gestão da FUABC sobre o equipamento do Estado que não seja feita CPI na cidade. E, ainda, aproveitando para investigar os contratos feitos tanto no âmbito municipal quanto no estadual. Precisamos passar o Brasil a limpo em todas as esferas públicas. Que os escolhidos nesta eleição – que espero que seja renovadora do Legislativo – façam varredura em todos os contratos, que podem ser a causa da falta de investimento na cidade por má gestão. O governo do Estado dorme, quando precisava estar acordado.
José Maria Almeida Ribeiro
Santo André

Vá, Pokémon!
Como cidadão de bem, representante da criança por 32 anos e morador de Santo André, venho respeitosamente requerer em público à juíza e ao promotor da Vara da Infância e Juventude da cidade que, irmanados, façam o bloqueio legalmente do jogo Pokémon Go, que coloca em risco de alto grau as integridades social, moral e física de nossas crianças e adolescentes, pois trata-se de jogo personalístico e utópico com único fim, que é aumentar ainda mais os lucros de seus criadores. Ainda, e acima de tudo, fere covardemente a legislação do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). Que os pais abracem essa causa para que juntos possamos bloquear esse maldito jogo, que só vem contribuir ainda mais para o alto índice de criminalidade e acidentes dos mais graves. Não deixe que seu filho seja a próxima vítima! Você pode fazer a diferença.
Edson Campelo
Santo André 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;