Questão de Emprego Titulo Perguntas e respostas
Plano de carreira
Isis Borge
gerente de recrutamento da Robert Half
09/08/2016 | 07:11
Compartilhar notícia


1) Como traçar plano de carreira?

Comece identificando seus objetivos, aonde quer chegar a curto, médio e longo prazos, e quais estratégias pretende usar para alcançá-los. Nesse momento, entenda se realmente está disposto a enfrentar todos os desafios e dificuldades que surgirão pelo caminho. Por exemplo, um cargo de diretor ou gerente pode parecer atraente pelas vantagens financeiras e de benefícios, mas é importante avaliar se, no conjunto, suas habilidades técnicas e comportamentais estão alinhadas à função pretendida. A melhor maneira de fazer planejamento mais palpável é mapear as habilidades que possui, as que precisa desenvolver, os recursos necessários para esse aprimoramento e uma data limite para atingir essa meta. Raramente o sucesso ocorre por acaso ou acidente. Em geral, ele é fruto de muito planejamento e foco na execução.


2) O que fazer para se manter motivado durante toda a carreira?

A motivação tem que vir de dentro da pessoa, com base no que aquela carreira vai trazer para ela. Os sonhos fora do trabalho têm de estar ligados aos objetivos do trabalho. Por exemplo, ter as metas de comprar imóvel ou veículo, ou pagar viagem ou poder dar boa educação aos filhos, são objetivos que vão te ajudar a ter foco e motivação no trabalho. Sem essas metas, as chances do profissional se desmotivar são maiores. Além disso, é importante estar em um trabalho que te traga realizações pessoais. Se a pessoa não gostar do que faz é mais difícil de se manter motivada. O desânimo é um dos piores adversários na conquista dos objetivos. A sugestão é iniciar a carreira traçando objetivos possíveis de conquistar no curto prazo e comemorar cada vitória. Essa é uma forma de ficar mais motivado ao reconhecer que, ainda que a conquista seja relativamente pequena, já é um passo para deixá-lo mais perto do objetivo final. Outra orientação é analisar, periodicamente, se as metas ainda fazem sentido para você e se estão alinhadas com a realidade do mercado. Não tenha medo de fazer essa reavaliação. Mantenha-se positivo e disposto a corrigir possíveis falhas na rota.


3) Qual é a resposta mais adequada quando um recrutador pergunta onde pretendo estar daqui a cinco anos?

Essa pergunta é muito comum em entrevistas de emprego e ela pode determinar sua permanência no processo de seleção, portanto, esteja preparado e com uma reposta em mente, considerando o perfil da companhia onde se deseja trabalhar. Por exemplo, um estagiário dizer que pretende alcançar a posição de líder em cinco anos pode parecer fora de propósito em uma empresa tradicional, onde há colaboradores que demoraram 20 anos para chegar ao cargo de gerente e fazer todo o sentido se a entrevista for para uma posição em startup. Ao fazer essa pergunta, o objetivo do recrutador é entender quais são as metas na vida profissional e pessoal do candidato, se ele pretende construir uma carreira junto à organização ou, pelo menos, concluir ciclos dentro da companhia. Quando for questionado, seja claro e responda com sinceridade, demonstrando seu interesse em ingressar na companhia e disposição para contribuir com o negócio.


4) O que fazer quando traçamos um plano na carreira e ele começa a não dar certo?

Não desanimar! Ao traçar um objetivo na carreira o profissional deve considerar a possibilidade de que ele não dê certo. É impossível ter controle de todas as variáveis. Por essa razão, a melhor recomendação é ter sempre um plano B. Elaborar diferentes estratégias contribui para minimizar a frustração caso o plano inicial não se concretize e dará mais segurança para trilhar a nova meta. Se a necessidade de mudança de rumo se apresentar, é importante que ela não seja encarada como tipo de fracasso e sim como nova oportunidade.


5) Quais cuidados um profissional deve ter com a carreira após os 45 anos?

Independentemente da idade, todo profissional deve buscar evolução constante na carreira, seja por meio de cursos, notícias, eventos ou bate-papos com profissionais da área. O fator idade não deve ser considerado algo preocupante desde que exista foco em se manter atualizado com as tendências do mercado, abertura para mudanças e força de vontade para se empenhar ao máximo no dia a dia. Em todas as áreas existem empresas que valorizam profissionais mais experientes. É importante identificar os perfis das empresas no mercado e estar aberto a novas possibilidades. Em qualquer fase da sua carreira é essencial manter a motivação e o investimento no próprio desenvolvimento e habilidades.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;