Internacional Titulo
Madri recomenda que jornalistas espanhóis deixem Bagdá
Da AFP
08/04/2003 | 15:52
Compartilhar notícia


O governo de José María Aznar recomendou nesta terça-feira aos jornalistas espanhóis que abandonem Bagdá, segundo um porta-voz do ministério da Defesa da Espanha.

O ministro da defesa espanhol, Federico Trillo, conversou com vários diretores de meios de comunicação espanhóis e recomendou a todos que seus jornalistas abandonem a capital iraquiana, pois, segundo ele, podem ocorrer situações incontroláveis nas quais os profissionais poderão ser utilizados como "objetivos militares" pelos iraquianos.

O conselho do governo espanhol foi divulgado depois da morte de dois jornalistas do país nas últimas 24 horas no Iraque. Três jornalistas morreram nesta manhã em Bagdá em dois incidentes separados envolvendo forças norte-americanas que lideram a guerra no Iraque.

O cinegrafista ucraniano da Reuters Taras Protsyuk, 35, morreu quando um tanque dos Estados Unidos lançou uma bomba contra um hotel onde ele estava trabalhando. José Couso, 37, cinegrafista espanhol do canal de TV Telecinco, ficou ferido no mesmo ataque e morreu no hospital.

Nesta segunda-feira, o alemão Christian Liebig, da revista semanal Focus, e o espanhol Julio Anguita Parrado, do jornal El Mundo, morreram em um ataque de mísseis do Iraque. Eles estavam com soldados norte-americanos na fronteira sul de Bagdá.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;