Nacional Titulo
Paciente com mal de Parkinson poe marcapasso no cérebro
Do Diário do Grande ABC
04/02/2000 | 17:04
Compartilhar notícia


Uma paciente com mal de Parkinson foi operada nesta quinta-feira, em Curitiba, para a colocaçao de um marcapasso cerebral e já está andando. Terezinha Hank de Modesti, 62 anos, é a primeira paciente a sofrer uma cirurgia de estimulaçao cerebral profunda no Sul do país. De acordo com o neurocirurgiao Murilo Meneses, que fez a cirurgia, a técnica é usada na França e foi aprovada nos Estados Unidos no ano passado. "É um dos tratamentos mais eficazes para a doença", diz.

Um eletrodo é implantado no cérebro e ligado a um gerador implantado no tórax, perto da clavícula. O marcapasso é regulado por computador. O fato de ser regulável, segundo o médico, é uma das vantagens da técnica. A outra é a reversibilidade. Até entao a cirurgia feita em pacientes de Parkinson provocava coagulaçao em um ponto do cérebro. O problema é que era um processo irreversível e em caso de erro poderia provocar paralisia.

O neurocirurgiao explica que ainda nao há cura para o mal, identificado há 183 anos. A doença continua sua evoluçao, mas após a cirurgia o paciente tem grande melhora na qualidade de vida e ganha uma sobrevida. "Este último ano foi insuportável, há seis meses eu nao andava", conta Terezinha de Modesti, com mal de Parkinson há 10 anos. Ainda internada, ela conta que sofria muito com tremores e os membros travavam quando tentava fazer movimentos. "Já nao sinto nada disso", afirma.

O mal de Parkinson, uma doença degenerativa no sistema nervoso, atinge uma em cada grupo de 400 pessoas. A incidência da doença aumenta acima dos 50 anos - um caso em cada cem pessoas. Meneses, chefe da cadeira de Neuroanatomia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), explica que o mal de Parkinson em si nao mata. Mas a invalidez do paciente acaba por provocar quedas ou infecçoes fatais.

Personalidades como o ator brasileiro Paulo José e o internacional Michael J. Fox também sofrem da doença.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;