Internacional Titulo
Blackwater reinicia atividades na embaixada dos EUA em Bagdá
Da AFP
21/09/2007 | 08:47
Compartilhar notícia


A empresa privada de segurança Blackwater, que teve as atividades proibidas pelo governo iraquiano, retomou a missão de proteção dos diplomatas americanos em Bagdá.

"Reiniciamos os deslocamentos limitados hoje (sexta-feira)", declarou a porta-voz da embaixada, Mirembe Nantango. "Todos os comboios serão escoltados", acrescentou.

Questionada sobre a empresa que garante a proteção nas viagens, respondeu: "Sim, se trata da Blackwater".

A empresa foi proibida de operar no Iraque depois de seu envolvimento em um tiroteio que terminou com dez mortos no domingo passado em Bagdá.

"É algo muito limitado e todas as missões devem ser previamente autorizadas. A decisão foi tomada após uma consulta ao governo iraquiano", explicou Nantango.

O primeiro-ministro Nuri al-Maliki havia solicitado aos Estados Unidos a contratação de outra empresa de segurança. As autoridades iraquianas também advertiram que os responsáveis pelo tiroteio podem ser levados aos tribunais.

Testemunhas afirmaram que os agentes da Blackwater abriram fogo de maneira indiscriminada contra os iraquianos depois de uma explosão na passagem de um comboio diplomático americano por Bagdá. A Blackwater, por sua vez, afirma que seus funcionários foram atacados por rebeldes e apenas responderam.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;