Internacional Titulo
Hamas só negocia com Israel após desocupação
Da AFP
21/02/2006 | 10:01
Compartilhar notícia


O chefe do gabinete político do movimento radical palestino Hamas, Khaled Mechaal, declarou nesta terça-feira que sua organização decidirá sobre uma eventual negociação com Israel quando este "reconhecer os direitos" dos palestinos e se retirar dos territórios ocupados.

"O governo israelense se baseia em atos unilaterais para garantir os interesses de segurança de Israel, sem levar em consideração os interesses dos palestinos; em conseqüência, negociar com Israel sobre esta base é uma perda de tempo", disse Mechaal em uma entrevista coletiva em Teerã, capital do Irã.

"Primeiro, Israel deve reconhecer nossos direitos e aceitar retirar-se dos territórios palestinos. Depois tomaremos uma decisão sobre negociações", acrescentou.

O líder político do Hamas, movimento que venceu as eleições legislativas palestinas de 25 de janeiros, chegou no domingo a Teerã para mais uma etapa de uma viagem por vários países da região.

Mechaal minimizou o impacto produzido pela decisão israelense de congelar o repasse do dinheiro que deve à Autoridade Palestina, mas considerou a medida "injusta".

"Podemos compensá-la com o apoio do mundo árabe e islâmico", disse.

Na segunda-feira, ao receber Mechaal, o guia supremo iraniano Ali Khamenei propôs que os muçulmanos de todo o mundo participassem de um fundo de ajuda aos palestinos.

O Irã é um dos países que mais apóiam o Hamas, mas garante que o respaldo ao movimento é apenas moral e não financeiro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;