Cultura & Lazer Titulo
Thaíde leva rap pioneiro a praça de Mauá
Nelson Albuquerque
Do Diário do Grande ABC
30/04/2004 | 19:23
Compartilhar notícia


O rapper Thaíde se apresenta neste sábado no 3º Hip Hop Atitude & Consciência, evento que acontece na praça 22 de Novembro, em Mauá. A partir das 12h, começam as apresentações de grupos de rap da região e grafitagem de muro. A entrada é franca, mas quem quiser poderá fazer doações de alimentos não-perecíveis.

Muito tempo antes de o rap cair nas graças das grandes gravadoras, Thaíde fazia seus versos para cantar a desigualdade social que viu no seu mundo real para o mundo da televisão. Nos bailes, dançava soul com passos coreografados e curtia James Brown. Isso em meados dos anos 1980, quando ainda era Altair ou apenas Taí.

Lançou a música com o refrão “Thaíde/ o meu nome é Thaíde”, ao lado de DJ Hum, e passou a ser um nome conhecido. Em 1988, com o parceiro, gravou Corpo Fechado na coletânea Cultura de Rua, registrando o nascimento do rap nacional.

Este disco foi produzido por Nasi e André Jung, da banda Ira!, que também convidaram a dupla para a gravação. Os roqueiros viram Thaíde e DJ Hum se apresentando na histórica festa My Baby, no Teatro Mambembe, em São Paulo.

Thaíde ministrou aulas na Casa do Hip Hop de Diadema durante cerca de dois anos. Atualmente, é apresentador da MTV, onde comanda o programa Yo! – o único do gênero na TV brasileira –, com entrevista, clipes e notícias sobre o rap.

Hoje – No show deste sábado em Mauá, o precursor do gênero no país mostra músicas de seu disco Assim Caminha a Humanidade, lançado em 2000. O repertório prevê canções como Fúria Verbal, Desafio no Rap Embolada e Sou Negro D+ para Você. Thaíde deve subir ao palco por volta das 19h.

Antes, apresentam-se os grupos da região R.A.P., Diretoria Anti-sistema, Aliados do Rap, Scalabrini & A Firma, Versão Original e Consistência Groove. Um grupo de grafiteiros fará, em frente ao Mauá Plaza Shopping, um mural sob o tema Dia do Trabalho, comemorado neste sábado.

Segundo os organizadores, os alimentos doados pelo público serão encaminhados ao Programa Fome Zero, do Governo Federal. No evento, serão sorteados brindes, como camisetas, revistas e CDs.

3º Hip Hop Atitude & Consciência – Show de Thaíde, com abertura de grupos da região. Neste sábado, a partir das 12h. Na praça 22 de Novembro, em Mauá. Entrada franca.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;