Internacional Titulo
Putin permanece à margem da tragédia do ''Kursk''
Do Diário do Grande ABC
17/08/2000 | 11:52
Compartilhar notícia


O presidente russo Vladimir Putin nao interrompeu suas férias para intervir na tragédia do submarino 'Kursk', encalhado no fundo do mar de Barents, o que demonstra, segundo os analistas políticos, a incômoda situaçao em que se encontram as autoridades civis e militares.  

 'Nao foi só o submarino K-141, que naufragou, mas também todo o governo', comentava hoje o jornal Izvestia.   'Por que o presidente acredita ser possível ficar calado durante cinco dias, enquanto o país inteiro só pensa no salvamento dos marinheiros?', questionava o jornal Komsomolskaia Pravda.   

A avaria do 'Kursk', ocorrida sábado antes do meio-dia, de acordo com as últimas informaçoes, só foi anunciada na segunda-feira pela marinha. No entanto, os observadores destacam que o presidente foi obrigatoriamente informado do acidente antes de partir, no sábado à noite, para o balneário de Sochi, às margens do mar Negro. Putin só interveio na quarta-feira à noite, limitando-se a uma breve declaraçao.  

 O presidente reconheceu que a situaçao do 'Kursk' era 'grave e inclusive crítica', mas reiterou que a Rússia 'dispunha de todo o necessário' para o resgate, em resposta às propostas de ajuda de países estrangeiros. Mais tarde foi um porta-voz da marinha o encarregado de anunciar que Putin deu ordem de aceitar todo tipo de ajuda para o resgate do 'Kursk'. Até pouco depois do meio-dia de hoje, Putin nao havia fornecido mais declaraçoes nem interrompido suas férias.   

Mais de 73% dos ouvintes da rádio Echo de Moscou acreditam que Vladimir Putin deveria interrumper suas férias.   'Desde o primeiro minuto, a catástrofe deveria ter se tornado a obsessao, nao só da equipe de socorro, como de todo o estado, começando pelo presidente', opinou o Izvestia.   

De acordo com o jornal Kommersant, Putin 'cuidou' de assumir a responsabilidade de uma operaçao de salvamento quase desesperada, na qual a Rússia teve que aceitar a humilhaçao de uma ajuda de países da OTAN.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;