Política Titulo
Filiados ao PSB tentam expulsar Gilberto Costa
Juliana Gattone
Do Diário do Grande ABC
07/03/2004 | 22:30
Compartilhar notícia


O presidente do PSB de São Caetano, Alexandro Leone, disse que nesta segunda-feira um grupo de filiados entra com o pedido de expulsão do partido do vereador Gilberto Costa e de alguns de seus aliados. Leone afirmou que Costa tem infringido o estatuto partidário. “Quem vai julgar o pedido de providências dos filiados é a comissão de ética e o diretório municipal. Na semana que vem, teremos novidades”, disse o presidente do partido na cidade.

Os problemas de Costa começaram após ele desistir da pré-candidatura a prefeito para apoiar a de José Auricchio Júnior, diretor de Saúde e Vigilância Sanitária (PTB).

A troca de farpas entre Costa e Leone tem aumentado nos últimos dias. O presidente do diretório disse que Costa é quem tem memória curta, ao responder a crítica feita pelo vereador. “Ele disse por diversas vezes que jurava por tudo que só não seria candidato por Deus ou se ele não quisesse. Depois, fez críticas à administração, soltou jornais contra o governo e disse que Auricchio era um dos piores diretores de Saúde durante um programa de TV regional. Criticou a área em diversas reuniões na cidade e falou mal da administração. Quinze dias depois, está dizendo que Auricchio é o melhor candidato do mundo”, acusou Leone.

Segundo ele, foi Costa quem decidiu apoiar Auricchio isoladamente. Sobre os rumores de que cargos teriam sido colocados à disposição dos dirigentes do partido em troca do apoio a Auricchio, Leone disse: “acordos políticos existem, é natural. É prática. Foram colocadas situações de conjuntura, como seria a participação do PSB no governo. Nos encontramos com todos os partidos. Não temos nada contra os demais candidatos. O único problema é que Gilberto atropelou o processo.”

Leone acrescentou que o discurso de Costa mudou completamente. “Ele vai ter de justificar na cidade tudo que falou há 15 dias. Aceito e respeito a desistência da pré-candidatura e ele terá de justificar para a população para ser coerente. Preservamos no PSB coerência e ética.” Leone garantiu que o PSB seguirá com a pré-candidatura até as convenções.

Costa não quis comentar as acusações do partido. “Eu não vou comentar. Essas coisas pequenas não merecem atenção. O homem paga pelo que fala”, disse. O vereador entrou com dois pedidos de explicações em juízo contra o secretário-geral do PSB, Onivaldo Secatto, e o presidente do PCB, Paulo Sérgio Ponick. Ambos são acusados de dar declarações caluniosas sobre Costa.

Reunião – Segundo Leone, durante reunião na última semana na executiva estadual, o presidente e prefeito de São Vicente, Márcio França, apoiou a pré-candidatura do PSB.

O presidente do PHS, João Paulo Reis, que desde o início da pré-candidatura de Costa estava junto com o PSB, disse que irá analisar a situação. “Sempre estivemos com PSB. Após a candidatura do Leone, conversaremos com meu partido e com executiva estadual para nos posicionar. Eu diria que temos condições de continuar com PSB. Mas a decisão só sairá daqui três meses.”




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;