Setecidades Titulo
São Bernardo expõe 47 telas dos alunos do Museu de Arte Jovem
Das Agências
21/11/2006 | 18:22
Compartilhar notícia


O Museu de Arte Jovem, em São Bernardo, promove nesta quarta-feira a exposição "Garantindo o Futuro do Nosso Planeta". Estarão expostas 47 telas dos alunos no Teatro Cacilda Beker (Praça Samuel Sabatini, s/n, Paço Municipal), das 14h às 17h. O Júri Final da Rhodia, patrocinadora do evento, acontece no dia 18 de dezembro, às 14h, com divulgação dos resultados no dia 19.

Em sua temporada 2006, o Museu de Arte Jovem apóia adolescentes em cinco estados do país, abrangendo 20 cidades e 120 escolas. Em São Bernardo, o projeto atende a 100 adolescentes da EMEB Professor Angelo Ceroni e da EMEB José Getúlio, que têm o PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil); e da EMEBE Neusa Bassetto, para crianças portadoras de deficiência auditiva. "O PETI tem o mesmo objetivo do Museu de Arte Jovem, que é tirar a criança da rua. Já a Neusa Bassetto faz um trabalho fundamental e inovador. Os alunos ficaram muito satisfeitos e descobriram uma nova forma de expressão. Participamos deste projeto porque acreditamos muito na inclusão social pela arte, na educação especial", disse a coordenadora do projeto na Cidade, Viviane Rossi.

Ao total, a Rhodia atende a 400 jovens devidamente matriculados em escolas públicas. Os alunos são escolhidos e convidados a se integrar ao projeto por professores e coordenadores pedagógicos. Os critérios de seleção incluem freqüência às aulas, participação em todas as disciplinas do currículo escolar, situação financeira e social e aptidão especial para as artes plásticas.

Voltado prioritariamente a jovens de 12 a 17 anos, o projeto do Museu de Arte Jovem está alicerçado em quatro horas de atividades semanais. Monitores especializados ministram aulas sobre técnica e história da arte, além de abordarem temas transversais, como ética, cidadania, desenvolvimento sustentável e meio ambiente. Este ano, os coordenadores do projeto em todos os estados foram capacitados em São Paulo, para que todos falem a mesma linguagem, respeitando-se as diversidades regionais.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;