Internacional Titulo
Ministro sul-coreano acusa Pyongyang por naufrágio
Da AFP
19/05/2010 | 08:39
Compartilhar notícia


O ministro sul-coreano das Relações Exteriores, Yu Myung-Hwan, afirmou nesta quarta-feira que é "evidente" a responsabilidade da Coreia do Norte no naufrágio, em março, de um navio de guerra. Segundo ele, existem provas suficientes para levar o caso ao Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas).

Ao ser perguntado por jornalistas se a Coreia do Norte era responsável pelo naufrágio, o chanceler respondeu: "Acredito que é evidente".

O ministro é assim a primeira autoridade sul-coreana a acusar oficialmente a Coreia do Norte pelo afundamento do Cheonan, uma corveta de 1,2 mil toneladas, em 26 de março, na ilha de Baengnyeong, perto da fronteira marítima com o Norte, após uma explosão misteriosa que partiu a embarcação em duas.

Segundo a imprensa sul-coreana, especialistas internacionais encontraram fragmentos que seriam de um propulsor de torpedo com número de série ao estilo norte-coreano.

As conclusões da investigação serão divulgadas ao público na quinta-feira.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;